Chuva de meteoros Leônidas tem seu ápice hoje

Na madrugada desta segunda para terça-feira (17 e 18 de novembro), o céu nos presenteará com um dos seus mais famosos e espetáculos: a chuva de meteoros Leônidas. Eles irradiam da constelação de Leão, com as populares “estrelas cadentes” que costumam produzir as mais belas tempestades luminosas na Terra. A mais marcante, em 1966, chegou a mil estrelas cadentes por minuto.

Ninguém sabe dizer como será esta chuva neste ano, embora, seja esperado, no mínimo, uma taxa de 10 a 15 meteoros por hora, se a noite for bem escura. O número tende a crescer a partir de meia-noite, alcançando seu ápice no amanhecer. Este ano, a Lua não será um obstáculo na hora de observar o céu, por isso vale a pena sentar e esperar para ver. Vale lembra que quanto mais afastado das luzes da cidade, maiores e melhores serão as suas chances de acompanhar este espetáculo cósmico.

A chuva poderá ser visualizada tanto no hemisfério norte quanto no sul. Em atitudes baixas, e a partir de 04:40h, a Constelação de Leão será bem visível ao lado do planeta Júpiter, na direção leste/nordeste, pouco antes do nascer do Sol.

A chuva poderá ser visualizada tanto no hemisfério norte quanto no sul. Em latitudes baixas, e a partir de 04:40h, a Constelação de Leão será bem visível ao lado do planeta Júpiter, na direção leste/nordeste, pouco antes do nascer do Sol. O cometa de origem das Leônidas é o 55P/Tempel-Tuttle.

Para assistir online, acesse esse site: http://live.slooh.com

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.