Rjukan, a cidade da Noruega que criou o seu próprio Sol

Rjukan é uma pequena cidade da Noruega, com pouco mais de 3.500 habitantes e faz parte do condado de Telemark. De setembro à março, seus habitantes não conseguem ver o sol. Ou melhor, não conseguiam até o ano passado.

Três espelhos gigantes, cada um com uma área de 163 metros quadrados, foram instalados nos cumes das montanhas que cercam Rjukan, localizada em um vale norueguês. Além de reduzir os gastos com energia elétrica, o modo de geração limpa e renovável também vai aumentar a claridade natural . A “usina” vai levar iluminação para a praça central da cidade, atingindo um raio de cerca de 650 metros quadrados. A parte operacional e de controle do sistema será abastecida por módulos solares e eólicos.

Segundo informou o jornal norte-americano The Huffington Post, a obra foi concluída em julho e demandou cerca de 830 mil dólares.


O sistema é controlado por um computador inteligente, instalado no edifício da Câmara Municipal de Rjukan. Sensores automáticos seguem a trajetória do sol e calculam a melhor posição para refletir os raios na parte inferior do vale.

Se o projeto norueguês saiu do papel apenas em 2013, a ideia existe no mundo há mais de um século. No entanto, antes da implantação dos espelhos, os habitantes de Rjukan só poderiam ver o sol por meio de um teleférico, que levava as pessoas ao topo das montanhas.

fontes: Rádio Blog, Público PT, Archdaily e Superinteressante

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.