Jovem Nerd anuncia o fim da rede social SkyNerd

Os usuários da SkyNerd foram comunicados oficialmente por email hoje, 15 de janeiro, do encerramento das atividades da rede social criada pelo Jovem Nerd, a SkyNerd.

Em uma mensagem curta, informaram que depois de 7 de fevereiro a rede será apagada. Claro que usaram uma bela desculpa nerd para justificar o fim da rede. Veja abaixo:

O que levou ao fim da SkyNerd foi, provavelmente, o mesmo motivo que levou ao fim outras dezenas de redes sociais pelo mundo: foi engolida pelo Facebook.




O Jovem Nerd é um fenômeno da internet. Foi se construindo por dentro da própria internet, e já faz um bom tempo que Azaghal, o anão, e o Jovem Nerd vivem exclusivamente do site, dos vídeos que produzem, dos produtos que vendem na loja online, a NerdStore, dos livros que já publicaram pela editora NerdBooks, dos cachês cobrados para participar de eventos, convenções, dos patrocinadores do site etc.

De olho nesse público pensaram, com lógica e razão: por que não criar nossa rede, trazer para ela todos os nerds? Comercialmente poderiam dizer, ao negociar patrocínios: temos a rede social SkyNerd, vejam quantos membros temos nela!

O problema é que, fora o período inicial, a rede não emplacou. Não tinha vida. Eu mesmo ficava consideráveis períodos sem logar, e quando entrava via que nem mesmo o Jovem Nerd e o Azaghal postavam com muita periodicidade.

Pra se ter uma ideia, a coisa chegava ao ponto dos usuários da SkyNerd criarem comunidades estaduais de skynerds… no Facebook!

Pensar em qualquer rede social atualmente, que não se integre plenamente, ou o mais próximo possível disso, com o Facebook, é suicídio. As pessoas não usam duas redes sociais. Quer uma prova? O Orkut. Já era uma rede social estabelecida, consagrada. O Facebook chegou ao Brasil e foi ocorrendo a migração em massa do Orkut para o Facebook. Por que as pessoas não continuaram usando as duas redes? Preguiça? Cultura? Comodidade? Um pouco de cada coisa? Não sei. Mas o fato é que elas não seguiram usando o Orkut. Abandonaram e trocaram com facilidade até pelo Facebook.

Chega a ser assustador isso…

O Nerdices lamenta o fim da iniciativa do grupo Jovem Nerd, mas temos certeza de que isso foi apenas um tropeço, não deles, mas um tropeço coletivo de todos os usuários de redes sociais no Brasil (e no mundo), que, esperamos, será resolvido em breve =)

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 5 Comments

  1. Boa noite. Sinceramente, não acredito no fim da rede devido ao Facebook, mas pelo simples fato de que não gerava lucro. Pelo contrário, a Skynerd estava sendo usada como uma alternativa para quem queria fugir do face e usar uma rede com conteúdo mais fechado dentro do seu universo de consumo. O problema é que, apenas nos primeiros meses, a rede nerd tinha estimativa de 40 mil usuários – e o número foi aumentando com o tempo, supostamente. Agora, manter um servidor com capacidade para essa quantidade de usuários, com transferência e armazenamento de fotos, gifs e todo tipo de conteúdo gerado por lá, como diria o Sr K, “essa porra é dinheiro que sai, e não dinheiro que entra!” Ao meu ver, os custos para manter a rede no ar se tornaram altos demais, ao ponto de eles estarem tirando parte dos lucros dos outros braços do grupo para manter a rede funcionando. E como não conseguiram gerar lucro com ela em dois anos, resolveram fechá-la. Ao menos essa é a opinião de merda que tenho com base nos fatos divulgados. Abraço.

  2. Sempre temos opções. Apesar de o Facebook estar ai pra todos, muita gente não pode acessar (é bloqueado no trabalho e talz) e muita gente não gosta do Face (eu por exemplo) então por isso prefiro usar alternativas como o TecNerd por exemplo: http://tecnerd.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.