O Bitcoin tem sido notícias nos últimos meses. É, de maneira muito resumida, uma moeda digital. Como toda moeda, é uma convenção social. Se determinado grupo a aceita como forma de pagamento em troca de serviços ou produtos, ela passa a ter valor.
O Bitcoin tem vantagens adicionais: é anônimo, preserva a privacidade, não precisa ser guardado em uma conta em um banco, pode ser transferido de um país para outro em 10 minutos e sem taxas, não paga IOF e outras vantagens.
Por isso, é cada vez mais adotado. A Dell já vende através do seu site Dell.com todos os seus produtos, aceitando Bitcoin como forma de pagamento. A rede de lojas dos EUA Overstock também aceita. A Microsoft, na Live, está aceitando também. E a tendência é de cada vez mais empresas aceitarem.
Cada unidade de Bitcoin hoje vale cerca de 280 dólares. Achou muito? Pois imagine que há dois anos atrás 1 Bitcoin valia 13 dólares!!!
A moeda pode ser obtida através de um processo chamado mineração (que exige investimento em computadores capazes de realizar o processamento, cada vez mais exigente e difícil) ou através de compra em sites que facilitam a compra e venda.
Veja esse vídeo bem curtinho que explica o que é Bitcoin:
Mas há também diversos sites que oferecem centavos de Bitcoin. Alguns, como o CoinAde o Free Bitcoin pagam por cliques em anúncios. Os valores são muito variados, de acordo com o anúncio.
Para iniciar a ganhar alguns Bitcoins e ir tomando gosto pela coisa, primeiro você precisa criar a sua carteira de Bitcoin. É uma série de números e letras que serão usados para você informar quando desejar que depositem Bitcoins para você.
Essa carteira pode ser criada gratuitamente. Um site onde você pode criar a sua é o Blockchain. É um processo que leva cerca de um minuto. Depois que você tiver sua carteira, basta informar o seu código (endereço) e é para lá que os Bitcoins irão ser enviados.
Se desejar, depois de criar a carteira, começar a experimentar esse mundo da moeda digital, também chamada de criptomoeda, recomento que use o CoinAde o Free Bitcoin.
E entre na comunidade Bitcoin Brasil, clicando aqui, pra saber mais sobre o Bitcoin e outras criptomoedas.