Vazam dados de 4,6 mi de usuários do Snapchat

SÃO PAULO – Hackers aproveitaram uma falha de segurança no aplicativo de mensagens Snapchat e vazaram neste começo de ano os dados de 4,6 milhões de usuários da ferramenta. O nome e o telefone dos usuários foram publicados no site SnapchatDB.

“Essas informações foram adquiridas por meio de uma brecha de segurança e está sendo divulgada para que o público tenha ciência do problema. A empresa foi muito relutante em corrigir a falha até que eles soubessem que já era muito tarde e as companhias às quais confiamos nossas informações devem ser mais cuidadosas ao lidarem com elas”, dizia uma nota no site SnapchatDB.

Os responsáveis pelo vazamento afirmaram também que apagaram os dois últimos números dos telefones vazados para “minimizar os riscos de abuso”.

A empresa australiana de segurança Gibson Security divulgou um estudo na semana passada mostrando as vulnerabilidades do aplicativo. Segundo a empresa, os criadores do aplicativo foram alertados em agosto sobre o problema, mas não responderam ao aviso.

O Snapchat é um aplicativo que se tornou muito popular justamente por trazer alguma segurança em relação ao conteúdo compartilhado pelo usuário, já que ele não é armazenado e fica disponível para ser visualizado apenas por alguns segundos. Por esse motivo, ele é muito usado para compartilhar fotos humorísticas ou de nudez.

Para saber se os dados da sua conta no aplicativo estão entre os 4,6 milhões divulgados pelos hackers, dois desenvolvedores americanos, Will Smidlein e Robbie Trencheny, criaram um script para facilitar a busca. Basta inserir o nome do usuário e fazer a consulta.

fonte: Ligia Aguilhar, do Link Estadão

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.