Cientistas descobriram uma espécie completamente nova de aranha escondidas em dunas de areia na fronteira entre Israel e Jordânia.
Com pernas que tem um comprimento de 5,5 polegadas (12,7 cm), a aranha, chamados Cerbalus aravensis , é o maior de seu tipo no Oriente Médio. “É raro encontrar uma nova espécie de aranha – pelo menos em torno desta parte do mundo – que é tão grande”, disse o biólogo Uri Shanas, da Universidade de Haifa-Oranim em Israel, que descobriu o aracnídeo.
A maioria dos hábitos da Cerbalus aravensis são ainda um mistério, mas os pesquisadores dizem que é de hábitos noturnos e mais ativas durante o calor do verão escaldante. A aranha vive em uma caverna subterrânea, escondida por uma porta que oscila para cima para acolher presas inocentes como lagartos e insetos.
Os pesquisadores acreditam que a aranha usa uma estratégia de “sentar e esperar” a caça, aguardando até abordar a presa, disse Shanas.
Infelizmente, o habitat da aranha está sob ameaça imediata, disse ele. O governo israelense recentemente aprovou operações de mineração na região, o que poderá acabar com a criatura.
fonte: Wired