Espionagem na Internet é ameaça à democracia, diz criador da Web

O criador da World Wide Web, Sir Tim Berners-Lee, alertou que a vigilância e a censura dos governos no ambiente online ameaçam o caráter democrático da web.

Berners-Lee fez seus comentários durante a divulgação do relatório anual Web Index produzido pela World Wide Web Foundation (WWWF). O documento, que aponta como a Internet está ajudando o mundo e classifica os países em termos de impacto social e político da web termina convocando a revisão urgente da estrutura atual jurídica com relação à espionagem por parte dos governos.

“Uma das descobertas mais encorajadoras deste ano é como a web e as mídias sociais estão cada vez mais estimulando as pessoas a organizar, agir e tentar expor irregularidades em todas as regiões do mundo”, disse Berners-Lee.

“Mas alguns governos são ameaçados por isso, e uma maré crescente de vigilância e censura agora ameaça o futuro da democracia. Medidas são necessárias para proteger os nossos direitos fundamentais à privacidade e à liberdade de opinião e de associação online”, disse Berners-Lee.

O relatório constata que a censura e a espionagem web estão ambas em ascensão. Berners-Lee também se manifestou contra as empresas de tecnologia que armazenam dados de usuários (e, por vezes, de forma descuidada).

“A censura direcionada do conteúdo web por parte dos governos é generalizada em todo o mundo. Bloqueios, de moderados a extensivos, ou filtragem de conteúdo politicamente sensível foram relatados em mais de 30% dos países analisados durante o ano passado”, aponta o relatório. “Limites legais sobre a espionagem online por parte do governo precisam urgentemente de revisão. 94% dos países no Web Index não cumprem as normas de boas práticas para verificações e contrapesos na interceptação das comunicações eletrônicas por parte do governo.”

No relatório, o Reino Unido e os EUA foram ambos criticados pela espionagem on-line por parte do governo. Enquanto isso, a Suécia e a Noruega levaram a primeira e a segunda posições, respectivamente, pelos níveis de transparência.

Berners-Lee, que apoia fortemente o vazamento das revelações da NSA por Edward Snowden, também está convocando os governos a divulgar mais informações, para que o público e os desenvolvedores de software possam usá-las para ajudar a combater a pobreza, estimular a inovação, capacitar cidadãos e reduzir a corrupção.

Fonte: IDGNow

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.