Hoje é 20 de novembro, dia da consciência negra. Este dia surgiu a partir de uma reivindicação de diversas entidades do movimento negro e antiracista. Há anos atrás, o dia oficial que remetia à questão dos direitos de homens e mulheres negras era o dia 13 de maio, data em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea.
O 20 de novembro foi reivindicado porque foi nesse dia que Zumbi, líder do quilombo de Palmares, foi preso e morto.
Os nerds e as nerds também são, como todas as pessoas, sujeitos aos costumes, aos pensamentos, à cultura, aos valores da sociedade em que vivemos. Por isso, refletem-se também no universo nerd o preconceito, o sexismo, a homofobia e outras formas de discriminação.
Quantas piadinhas já fizemos zoando do Robin? E do Acquaman (até o Cartoon Network zoa dele rsrs)? E porque os uniformes de grande parte das heroínas destaca seus peitos, suas bundas, são sempre magras e gostosas?
E já que estamos no dia da consciência negra, quantos heróis negros você conhece? Você pensa que isso não contribui para mudar o mundo? Dá uma boa lida no texto da imagem acima! Abaixo a tradução:
“Bem, quando eu tinha nove anos, Star Trek começou a ser exibido. Eu olhei para a TV e fui gritando pela casa: “Vem aqui, todos, venham rápido, venham rápido, há uma senhora negra na televisão e ela não é uma empregada doméstica!” Eu soube então que eu poderia ser qualquer coisa que eu quisesse ser.” Whoopi Goldberg
Não sou o tipo chato que fica de mimimi o tempo todo, mas é preciso que pelo menos durante alguns momentos de nossos dias corridos, paremos um pouco pra pensar nessas questões e se esforçar pra mudar, buscar não reproduzir estes mesmos valores.
Pra terminar este artigo de forma bem nerd, quero lembrar de Star Trek, uma série que mostrou, em todas as suas histórias, exemplos de convivência em paz, com uma tripulação muito diversa, e todos trabalhando e vivendo em harmonia, sem preconceitos e discriminação.
Uma tripulação com homens, mulheres, negros, negras, asiáticos e inclusive seres de outros planetas rsrsrs
Foi em Jornada nas Estrelas que foi exibido pela televisão, pela primeira vez no mundo, um beijo entre um homem branco e uma mulher negra. Encerro deixando com vocês esta imagem e esta lembrança de que os nerds podem ajudar a mudar o mundo também nessas áreas, levando audaciosamente a humanidade a lugares onde jamais esteve.