No dia 13 o WikiLeaks publicou um capítulo até então secreto da Parceria Trans-Pacífico O documento confirma os nossos piores receios: O TPP forçaria uma censura extrema, no estilo SOPA, para os usuários de Internet do mundo.
Agora sabemos porque o governo dos EUA trabalhou tão duro para manter em segredo as negociações do TPP: a administração Obama afirma defender a liberdade na Internet, mas eles foram calmamente empurrando para as disposições draconianas de direitos autorais que beneficiam Hollywood e empresas farmacêuticas gigantes à custa dos nossos direitos e liberdades fundamentais.
Depois de ter sido derrotado o SOPA, agora os monopolistas encontraram um backdoor para passá-lo – o TPP. Eles estão fazendo tudo que podem para garantir que ele seja assinado. Nosso tempo de combater esse tratado é curto, mas ainda há esperança. Especialistas dizem que as negociações do TPP ainda podem desmoronar se mantivermos a pressão.
O TPP não afeta apenas a Internet. É ruim para a economia, o emprego, o ambiente, a alimentação e até mesmo o acesso à medicina. A pior parte é que está sendo debatido a portas fechadas, sem a entrada de defensores dos direitos humanos ou técnicos, mas muita influência de lobistas e burocratas do governo.
Líderes mundiais se reúnem na próxima semana para continuar as negociações sobre a TPP. Agora que sabemos o que está nele, é claro que não temos escolha, mas para impedi-lo completamente. E nós não temos muito tempo.
Passamos ontem vasculhando os documentos vazados pelo WikiLeaks, e odeio dizer isso, mas o TPP é ainda pior do que pensávamos. Aqui está um olhar do que ele contém, leia os documentos completos aqui.
* Desligar a nossa conexão com a Internet e bloqueando sites inteiros sobre alegações de violação de direitos autorais
* Incentivar nossos ISPs para espionar tudo o que fazemos na web e compartilhar nossos dados privados com os detentores de direitos de autor
* Acusar pessoas de violação de direitos autorais sem o devido processo
* Dificultar e impedir o acesso a medicamentos mais baratos
* Minar a democracia e soberania nacional
Se essa não é a Internet e o mundo que você quer, se junte a nós na luta contra o TPP. Encaminhe estas informações para mais pessoas e para autoridades, governantes, deputados, senadores etc. E use os botões abaixo para compartilhar on-line.