Olá, sou Domingos Pellegrini e, enviando o livro em anexo, Passeando por Paulo Leminski, espero contribuir para que o Brasil não seja o país das biografias chapa-branca.
Em junho fui convidado pela Editora Nossa Cultura para escrever biografia de Leminski, de quem fui amigo. O editor me afirmou que fui escolhido de comum acordo por ele e pelas herdeiras de Leminski, com quem seriam divididos os direitos autorais e a quem os originais seriam submetidos.
Inicialmente aceitei, honrado, mas logo me dei conta de que a tarefa me privaria de duas condições essenciais para uma escrita criativa condizente com Leminski, a paixão e a liberdade. Além disso, já havia uma biografia sua, e eu teria ou de sugar informações dela ou buscar penosamente novas informações talvez não tão relevantes ou interessantes.
Assim, resolvi desistir da empreitada antes de assinar contrato – mas continuei a ter lembranças de Leminski, tantas que resolvi escrever não exatamente uma biografia, mas uma mistura de minhas memórias com ele e necessárias observações críticas.
Escrevi em poucas semanas, apaixonado, e a Editora Record se interessou em publicar – desde que com autorização das herdeiras, pois, sem isso, toda editora brasileira hoje teme ter prejuízo com a publicação embargada judicialmente.
Como as herdeiras negaram autorização, resolvi colocar o livro na internet, esperando honrar a memória e a obra de meu amigo.
E desde já autorizo que o livro seja reproduzido e divulgado de qualquer forma. Grato!
Domingos Pellegrini, em mensagem enviada ao professor Idelber Avelar. O livro pode ser baixado aqui.
Passeando por Paulo Leminski – Domingos Pellegrini – http://livrosdoexilado.org/passeando-por-paulo-leminski-domingos-pellegrini/
Sinopse: Biografia não autorizado de Paulo Leminski. Nas palavras do autor, Domingos Pellegrinim seu livro “não destrata Leminski, como fazem muitos detratores, nem o endeusa, como fazem seus fãs”. “Eu mostro Leminski em suas várias facetas, lembrando, analisando, considerando, sempre de forma digna e afetuosa.”