Muita gente se pergunta como abrir uma loja virtual de sucesso achando que a resposta pode ser algo simples, do tipo receita de bolo. Bem, uma triste notícia: não é tão simples assim. O desafio de montar um e-commerce de sucesso passa por diversas etapas, passando pelo planejamento, implementação e gestão no dia-a-dia. Por outro lado, posso adiantar também que não é nenhum bicho de sete cabeças.
Se você quer realmente saber como abrir uma loja virtual de sucesso, antes de qualquer outra coisa, o que eu recomendo é que você foque bastante no planejamento, pois ele é fundamental para o sucesso do seu negócio. No mundo virtual, como no mundo físico, o planejamento de uma operação de e-commerce é quem vai lhe dar as diretrizes, que além de garantirem a organização do processo, também vai lhe poupar muito tempo e dinheiro.
Não adianta tentar montar uma loja virtual só porque um amigo seu está ganhando muito dinheiro com isso ou porque você leu uma reportagem sobre o crescimento do e-commerce no Brasil. Ou você assume o projeto como um investimento sério ou então esqueça.
Quanto custa para abrir uma loja virtual
Isso depende muito. O custo de uma loja virtual varia em função das opções de mercado que você vier a adotar. O primeiro investimento será na aquisição de uma plataforma de e-commerce, mas esse não é o único custo do negócio, já que os recursos para a divulgação da loja virtual não podem ser esquecidos.
Se você procurar uma agência de marketing e uma agência de criação de sites, os custos provavelmente serão elevados (de 5 a 10 mil reais com certeza).
Mas você pode contratar um desenvolvedor web, e adotar plataformas como o OpenCart ou mesmo o WordPress e usar formas de pagamento como o Moip ou ou PagSeguro, que possibilitarão que você ofereça todas as formas de pagamento (boletos, transferências e cartões de crédito). Nesse caso, os custos cairão drasticamente.
O marketing digital de uma loja de sucesso
Não é novidade que para abrir uma loja virtual de sucesso é preciso contar com uma boa estrutura de divulgação, mas nos últimos tempos, em virtude da competição no segmento, esse aspecto do negócio tomou proporções gigantescas.
O marketing digital deve ser muito bem planejado em seu projeto e o capital alocado para essa parte do negócio deve girar entre 70% a 80% do valor total do investimento. Isso mesmo, um dos maiores mitos dos negócios online é que o marketing digital é baratinho ou até mesmo gratuito. É claro que a estrutura da loja virtual é importante, mas o marketing digital é que promove as vendas e gera fluxo de caixa. Portanto, é inconcebível pensar em projeto de e-commerce sem uma boa estratégia de marketing digital, como também o seria no mundo físico.
Felizmente, há muitas formas de se realizar divulgações na internet, a valores acessíveis. Tanto o Google quanto o Facebook dispõem de uma série de recursos, que permitem que você atinja exatamente o público que você quer atingir.
Você pode direcionar seus anúncios limitando a área geográfica que quer atingir, o sexo, idade, interesses, grau de instrução, e evitando, com essa segmentação, gastos desnecessários.
Além de anúncios nestes dois gigantes da internet, é importante também não esquecer do bom e velho e-mail. Um bom e-mail marketing tem um enorme potencial, afinal, praticamente todas as pessoas que usam a internet (mais de 100 milhões no Brasil) acessam seu e-mail pelo menos 3 vezes na semana.
Como você pode ver, não se trata apenas de saber como abrir uma loja virtual de sucesso, mas sim como estruturar essa operação em termos de planejamento e crescimento. O planejamento e estruturação do seu projeto de e-commerce são os pilares do sucesso do empreendimento.
Muito Interessante suas dicas!
Não sabia que era preciso um gasto de 5 mil a 10 mil só para montar uma estrutura de e-commerce.
Então , vou esperar mais um pouco para investir nesse segmento.
Abração!