OUYA: a nova fase dos games não tem chefão

Este é um período de transição, o momento em que consoles como Playstation 3 e Xbox 360 começam a se aposentar e entram em cena lançamentos. O Wii U, representante da Nintendo, chegou no final de 2012 e, este ano, já foram lançados os novos Sony (PlayStation 4) e Microsoft (Xbox One).

Correndo por fora e sem a intenção de competir diretamente com os grandes, o Ouya foi projetado para rodar jogos baseados em Android – o mesmo sistema operacional utilizado por muitos smartphones e tablets. O desenvolvedor Yanko Oliveira, do estúdio de Void Games, explica.
– O Ouya, por dentro, é basicamente um celular Android muito potente, mas com a adição de controles e saída para TV. A proposta é interessante, especialmente para desenvolvedores independentes de games e para o público que quer jogar sem gastar muito – diz Yanko, que está adaptando seu game de smartphone TriboT para o Ouya.

A ideia de um console com preço acessível partiu de Julie Uhrman, hoje CEO do Ouya, que utilizou o sistema do Kickstarter (um site de financiamento coletivo) para arrecadar o dinheiro necessário e colocar seu plano em prática. Além do valor, o novo videogame prima pela acessibilidade, como explica o desenvolvedor Paulo Luís Santos, do Flux Game Studio.
– A ideia é explorar a ampliação do público gamer, que se multiplicou agressivamente nos últimos anos com a revolução dos jogos para celular, e trazer este público para a sala – explica Paulo, que ainda considera o Ouya uma aposta de alto risco. Ele pretende aguardar as primeiras opiniões sobre o console antes de continuar o projeto de criação de um jogo chamado DevNation, que faz em parceria com o Reload Game Studio, do também desenvolvedor Leandro Carlos.
– Pra gente (que trabalha com isso), o Ouya traz esse gostinho de ter seu próprio jogo rodando na TV e, ao invés do touchscreen, jogando com joystick – diz Leandro.

No pacote do videogame, está incluso o ODK (Ouya Development Kit, um software com ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de jogos para o console) com o qual qualquer pessoa pode fazer o seu jogo e disponibilizar para outros usuários.
– Será uma boa opção para aqueles que curtem os jogos mais casuais – diz Christian Lykawka, desenvolvedor da Rockhead Games.

O lançamento oficial do Ouya vai ser no dia 25 de junho, mas dá pra fazer seu pedido pelo site www.ouya.tv

Texto de GUSTAVO B. ROCK – reportagem@kzuka.com.br – publicado aqui

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.