Games são cultura? A Ministra Marta acha que não

Esta notícia não é tão recente, já tem uns 10 dias, mas só hoje li com atenção. A Ministra da Cultura Marta Suplicy disse durante discurso em São Paulo que não considera “games como cultura” e incluí-los no novo vale-cultura seria “forçar demais”.

O vale-cultura é um novo benefício do Governo para trabalhadores que concede 50 reais em forma de um vale que pode ser utilizado em diversas atividades culturais. Entre as atividades contempladas, estão a compra de ingressos para shows, cinemas, teatros e museus, além da aquisição de revistas. Ao ser questionada se os games também poderiam entrar no pacote, a Ministra respondeu: “Nem pensar.”

Repercussão – A Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (Acigames) publicou uma carta aberta de repúdio à posição da Ministra, na qual citou notícia do INFO Games sobre a aprovação do jogo Toren na Lei Rouanet e matérias publicadas em outros grandes veículos brasileiros, como UOL, Estado e Globo. A carta também cita sites internacionais que falam sobre exposições de arte interativa e games, como a que ocorre atualmente no Museu de Arte Moderna de Nova York, e também sobre os benefícios que os games podem oferecer para a educação.

O presidente da Acigames, Moacyr Alves Júnior, diz na carta: “Infelizmente, essa notícia pode se espalhar no mundo inteiro, que hoje enxerga games como uma das mais fortes fontes de renda na economia criativa e de cultura, ultrapassando a indústria do cinema já há dois anos. Se games não são considerados cultura por nossa própria ministra, essa é uma afirmação de grave preconceito e um desrespeito a todos os trabalhos acadêmicos e científicos na área. Games são a nova expressão digital do mundo e nos países desenvolvidos – isso é deixado bem claro.”

Fonte: Info

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br