Recentemente o iPhone fez aniversário de 5 anos. O aparelho, sem dúvidas, revolucionou a indústria dos celulares. Mas no começo, nem todos acreditavam no sucesso dele, achando que a Apple estava louca em entrar em um mercado dominado por gigantes. Confira algumas das frases ditas naquela época, por concorrentes e analistas:
Ed Colligan – CEO da Palm
16 de novembro de 2006
Aprendemos e nos esforçamos durante anos para descobrir como fazer um telefone decente. Os especialistas em computadores não vão agora chegar e mostrar como se faz. Não é só chegar e fazer.
Michael Kanellos – Analista da CNET
7 de dezembro de 2006
A Apple está se preparando para lançar um novo telefone… E ele vai fracassar. As vendas deste telefone até irão disparar no começo, mas as coisas vão se acalmar e o telefone da Apple vai tomar o seu lugar nas prateleiras com as câmeras de vídeo aleatórias, telefones celulares, roteadores sem fio e outros possíveis acertos. Quando o iPod surgiu no final de 2001, ele resolveu alguns problemas importantes com MP3 players. Infelizmente para a Apple, são problemas que não existem no setor de telefonia. Os telefones celulares não são desajeitados, dispositivos inadequados. Em vez disso, eles são muito bons. Muito bons.
Matthew Lynn – Analista Bloomberg
15 de janeiro de 2007
O iPhone não é nada mais do que um brinquedo de luxo que vai apelar para alguns loucos por gadgets. Em termos de seu impacto sobre a indústria, o iPhone é menos relevante. É pouco provável que a Apple faça algum impacto neste mercado. A Apple vai vender um pouco para alguns de seus fãs, mas o iPhone não vai marcar a indústria a longo prazo.
Steve Ballmer – CEO da Microsoft
17 de janeiro de 2007
Ele [o iPhone] é o telefone mais caro do mundo e não chamará a atenção dos clientes empresariais, porque ele não tem um teclado físico o que o torna não muito bom para emails… Então, eu olho para isso e digo, bem, eu gosto de nossa estratégia. Eu gosto muito.
Richard Sprague – Diretor Sênior de Marketing da Microsoft
18 de janeiro de 2007
Eu não posso acreditar nesta atenção toda que está sendo dada para o iPhone … Eu só tenho que saber quem vai querer uma coisa dessas (além do fanático religioso). Então, por favor, favorite este post e volte daqui dois anos para ver os resultados da minha previsão : eu prevejo que o iPhone não vai vender nem perto dos 10 milhões [de unidades] que Jobs prevê para 2008.
Diretoria da RIM – Fabricante do BlackBerry
Março de 2007
É mentira. Não é possível fazer tudo isso que [Jobs] demonstrou sem um processador que consuma uma insana quantidade de energia, o que é terrível para a vida da bateria.
Hoje ainda vemos muitos analistas dando palpite e tentando prever o futuro com cada novo aparelho que é lançado pela concorrência. Mas só o tempo pode dizer se o que a gente lê hoje em dia realmente irá se concretizar. Não gosto da Apple, do seu modelo de negócios, do desejo permanente dela de "prender", "fechar" o usuário no mundo Apple, mas é inegável que o iPhone revolucionou o mundo dos celulares.