Se você gosta da área de TI mas ainda não definiu qual caminho irá trilhar, entre os muitos que a área oferece, uma dica é a área de infraestrutura/redes.
Comecei a fazer a certificação CCNA da Cisco quando morei no Rio de Janeiro, lá por 2002, e dos 4 módulos, concluí 2. Este ano resolvi voltar a estudar e terminar os outros 2, para posteriormente fazer a prova e obter a certificação.
Independente de seguir ou não nessa área de redes, é algo que gosto, que já iniciei a fazer, e já que estou no meio do caminho, melhor andar até o final, não é mesmo?
Para você que ainda está se decidindo, seguem mais algumas informações:
CCNA, sigla de Cisco Certified Network Associate, é a segunda certificação da pirâmide das certificações da Cisco. No ano de 2010, por achar que o nível de dificuldade para uma certificação de entrada estava um pouco acima, foi incluída a Certificação CCENT, que não deixa de ser apenas metade das matérias a serem estudadas para a Certificação CCNA Cisco Systems.
Embora este seja apenas o primeiro passo na certificação da carreira Cisco, o CCNA (Cisco Certified Network Associate) é um exame difícil, se comparado a outras certificações como Microsoft.
Para ser qualificado para a CCNA, não é necessário ter a certificação CCENT, pois esta ainda não foi bem aceita pelo Mercado, sendo a CCNA a certificação inicial. A recente inclusão de perguntas práticas tornou-o ainda mais desafiador.
Sua primeira tentativa em se tornar certificado pela Cisco exige muito estudo e muita confiança naquilo que você já conhece sobre redes. Quando estiver pronto para testar as suas habilidades, pôr em prática o que conhece sobre os tópicos avaliados e se preparar para o dia do exame.
Os candidatos têm a opção de ganhar a certificação através de duas provas (ICND1 640-822 e ICND2 640-816), ou uma única prova (CCNA 640-802); a opção com duas provas tem a vantagem de permitir ao candidato focar em assuntos específicos.
Atualmente a certificação é válida por 3 anos, sendo necessário renová-la após este período, seguindo um processo semelhante ao da obtenção da primeira certificação.
prestar novamente a prova do CCNA ou ICND2, ou prestar e ser aprovado em um dos exames de certificação de nível Professional (ex., CCNP) ou Specialist (exceto as provas com especialização em vendas), ou ser aprovado no exame da certificação Expert CCIE.
Estes exames são conduzidos por centros autorizados, e atualmente custam US$125.00 para cada prova ICND1 e ICND2, ou US$ 250.00 para a prova única do CCNA completo.
O conteúdo da prova CCNA
- As funções de rede desempenhadas por cada camada do modelo de referência OSI e como elas são realizadas em dispositivos de rede
- A funcionalidade do Cisco IOS® e dos protocolos de rede TCP/IP
- A segmentação das redes usando router, switch e bridge
- O uso e a configuração dos switches Catalyst ®, do STP (Spanning-Tree Protocol) e das VLANs e seus protocolos como VTP (VLAN Trunk Protocol)
- Os conceitos que envolvem o RIP, OSPF, o IGRP, e o EIGRP.
- A configuração, a monitorização e a verificação das listas de access e IP padrão e estendidas
- Os conceitos e as configurações ISDN, ADSL e Frame Relay
O mercado de trabalho para quem tem a certificação
Uma vez obtendo a certificação, a Cisco estará certificando que você:
- sabe desenhar e instalar redes e detectar e solucionar problemas
- conhece hardware e software de computadores, terminologias e protocolos de redes
- conhece redes de área local e WAN
- está apto para realizar cabeamento estruturado
- conhece elementos básicos de tecnologias Ethernet
- sabe protocolos de roteamento (routing)
- domina tecnologias WAN
O mercado é bastante amplo, pois todas as empresas de porte médio e grande tem redes (ou deveriam ter). Você poderá, se for empreendedor (a) abrir sua empresa, ou buscar colocação nas muitas empresas que atuam na área.