Buraco gigante em Marte deixa cientistas intrigados

Marte, conhecido também como ‘planeta vermelho‘, está sendo estudado a muitos anos e sempre trás algum resultado que chama a atenção dos cientistas. E, apesar do planeta estar coberto por crateras, que são causadas por diversos motivos, desde meteoritos lava, uma em específico tem deixado os astrônomos preocupados. O buraco se localiza próximo a uma área coberta por derretimento de dióxido de carbono congelado e tem uma profundidade ainda maior que os “normais”.

Além disso, as imagens tirada sobre o buraco trouxeram informaçõesinteressantes. Foi possível identificar gelo em seu interior, além de dióxido de carbono congelado em volta deste. As imagens retiradas do local só foram possíveis devido o MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) que registra o local desde março de 2006 e está a cerca de 200 ou 400 quilômetros de distância.

O buraco

A formação específica, com gelo em seu interior e dióxido de carbono congelado ao redor dele, acabou ficando conhecida como “terreno de queijo suíço”. E, de acordo com a dimensão apresentada na imagem foi possível identificar uma média de sua profundidade. Aparentemente ele tem centenas de metros de diâmetro e a questão mais preocupante para os astrônomos é entender como ele se formou.

MRO que ronda o local continua tirando fotos de sua superfície e as enviando para a Terra. Os cientistas da NASA continuam analisando as possibilidades envolvendo o buraco mas ainda não chegaram a uma conclusão. Mas as indagações a seu respeito continuam. E muitas delas acabaram sendo desenvolvidas pela internet. Mas e você, já viu algumas dessas teorias e tem uma opinião a respeito?

Via   Vix     HypesScience
Imagens Galileu Cromo

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.