Primeiro portátil da BlackBerry chegava ao mercado há 18 anos

A Apple acaba de completar dez anos do lançamento do primeiro iPhone. Enquanto a Maçã tem o 9 de janeiro como data especial, a BlackBerry tem o 19 de janeiro reservado para comemorações. Em 1999, uma empresa relativamente desconhecida chamada Research In Motion introduziu o nome do BlackBerry para uma linha de dispositivos que incluía uma solução móvel revolucionária de e-mail sem fio para profissionais, conforme você pode ver acima.

O primeiro produto a usar o nome do BlackBerry era o BlackBerry Handheld, que combinava a funcionalidade de pager com o e-mail. O dispositivo mais tarde tornou-se conhecido como o BlackBerry 850. Se você estivesse o portátil naquela época, você pode ter se gabado da tela LCD, o processador Intel 386 de 32 bits, 2MB de memória flash Intel, um modem sem fio, criptografia triple-DES, um teclado QWERTY completo, todos alimentados por um dia inteiro por uma única bateria “AA”.

Sim, foi revolucionário lá no longínquo século 20.

Logo, todo mundo estava louco por um BlackBerry e as empresas (bem, ao menos as grandes companhias) estavam comprando-os para os seus funcionários desfrutarem da conectividade. Dessa forma, os executivos poderiam permanecer em contato enquanto fora do escritório. A BlackBerry estava em breve a caminho de se tornar o maior fabricante de smartphones, uma posição que iria manter por algum tempo, mesmo após a introdução do iPhone. Mas… veio a revolução touch screen e a BlackBerry ficou para trás.

Embora anuncie um ou outro smartphone, a BlackBerry já não ocupa a mesma fatia de mercado que há 10 anos atrás, mas continua queridinha no coração de muitos consumidores. Durante a CES 2017, a empresa até anunciou o BlackBerry Mercury, mas a grande novidade é mesmo o investimento da firma canadense no setor de veículos autônomos.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.