BlackBerry será apagada das páginas da história por entregar dados ao governo, declara Snowden

Para Edward Snowden, não importa que a BlackBerry esteja anunciando alguns bons dispositivos em sua tentativa de voltar a competir no mercado. Ele decretou que a companhia será ‘apagada’ e não será por causa da concorrência com Android e iOS.

Em uma videoconferencia durante a Cantech 2017 Investment Conference, em Toronto, Edward Snowden conversou sobre uma ampla gama de assuntos, incluindo o que significa para o governo obter acesso a dados privados em massa, e o papel que as corporações desempenham na proteção dos dados de seus clientes.

Snowden nomeou uma série de empresas, como a AT&T, por seu papel em ajudar o governo a obter dados de clientes em troca de benefícios regulatórios. Quando questionado sobre a ex-gigante de tecnologia canadense BlackBerry, Snowden falou da empresa e sobre suas declarações públicas sobre a segurança que promete aos usuários.

Ano passado, uma revelação trazida pelo VICE chegou por meio de documentos judiciais que se tornaram públicos, e foi revelado que o governo possuía a chave de descriptografia do aplicativo de mensagens BBM, desde 2010.

Snowden afirmou que, embora a BlackBerry tenha tentado obscurecer seu papel na cooperação com os pedidos do governo na América do Norte, a empresa também coopera em outros mercados, incluindo a Índia.

A Índia disse ‘vamos cortar seu acesso ao mercado a menos que você desbloqueie essas comunicações que queremos para investigações e estão passando por seu serviço corporativo’, e a BlackBerry diz ‘okay’. Eles seguem o modelo da AT&T que é o cliente não é realmente o cliente, o estado é o cliente. Ele [o governo] é o único que realmente deve ser agradado.

Os comentários de Snowden vieram logo após a assinatura da parceria da BlackBerry com a consultoria de segurança de Rudy Giuliani para usar a plataforma Secure da BlackBerry em apoio a clientes governamentais e empresariais. Giuliani foi recentemente nomeado conselheiro de segurança cibernética no governo Trump e é criticado por sua própria falta de conhecimento sobre segurança cibernética.

A companhia também abriu um centro de inovação de segurança em Washington, DC. O presidente da BlackBerry, John Chen, disse que o centro “servirá de colaboração com clientes-chave do governo e outros parceiros especializados”.

Durante a entrevista, Snowden fez uma comparação da abordagem da BlackBerry com a posição da Apple em proteger a privacidade de seus clientes, citando especificamente o caso do atirador de San Bernadino.

Snowden fez declarações mais duras para a BlackBerry sobre sua cooperação com as agências governamentais: “É por isso que eles vão ser apagados das páginas da história. A Apple é uma empresa muito bem sucedida, particularmente porque fazem este pivô para reforçar publicamente os direitos de privacidade. Em última análise, não estamos falando de privacidade, estamos falando sobre a qualidade da sociedade.”

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.