5 dicas para melhorar a performance do Ubuntu

Vou mostrar aqui uma série de dicas (algumas bem simples) e truques que vão resultar em uma performance significativamente melhor do seu sistema.
Todas foram testadas e eu não tive qualquer problema com seu uso. São seguras.
Mesmo assim, cabe aquela advertência tradicional: se o mundo sofrer um apocalipse zumbi, logo depois de você aplicar algumas destas dicas, eu não tenho nada a ver com isto.
Isto posto, você não precisa aplicar todas – mas é o conjunto destas técnicas que trará os melhores resultados.

Outras soluções

As dicas foram testadas no Ubuntu 14.04 LTS Trusty Tahr — mas aqueles que tem menos de 4 Gb de memória RAM, no equipamento, podem obter melhor performance, aplicando-as em um dos spins do Ubuntu, que fazem uso menos intenso do hardware — neste caso, eu sugiro o Xubuntu 14.04 LTS e o Ubuntu 12.04 LTS. Nestas distros, os resultados podem ser bem melhores.

Dica rápida

Embora as técnicas tenham sido testadas apenas no Ubuntu 14.04 LTS Trusty Tahr, valem para outras distro também. Em alguns casos, será necessário fazer algumas adaptações para torná-las aplicáveis a distros diferentes.

Upgrade

A melhor forma de solucionar problemas de performance no sistema é adquirir e instalar mais memória RAM, fazer um upgrade do processador, instalar um HD mais rápido etc.
Há inúmeros casos em que um upgrade de hardware não é possível. Se você se encontra em um destes casos, este artigo foi escrito para ajudar você a tirar o máximo da sua máquina.
Me acompanhe!

Desligue os efeitos visuais

Os efeitos visuais são conhecidos devoradores de recursos. Até a versão 13.10, eles podem ser desligados com uma simples linha de comando em um arquivo de configuração. Leia mais…

Acelere a sua CPU, quando você mais precisar dela

Instale o widget de controle da frequência do clock da sua CPU — controle também a temperatura do processador e o consumo de energia do sistema. Leia mais…

Reduza o uso do SWAP no seu sistema

A memória virtual ou SWAP é um recurso fantástico, que permite rodar mais aplicativos e lidar com arquivos muito maiores.
O Ubuntu abusa deste recurso e você pode por um limite nisto, para melhorar a performance do seu sistema. Leia mais…

Como melhorar o desempenho do Ubuntu, removendo o apt-xapian-index

Se, por um lado, a aplicação apt-xapian-index ajuda a acelerar algumas operações no seu sistema, em computadores mais lentos, pode ser mais interessante remover este recurso. Leia mais…

Aumente a velocidade do Wi-Fi

Este procedimento, desliga o gerenciamento de energia do chipset wireless e consegue trazer uma melhora no desempenho da sua conexão. Leia mais…

Ative o zRam

O zRam é um módulo do kernel e que já vem instalado na maioria das distribuições Linux atuais.
Veja como ativar este recurso, que otimiza o uso do SWAP e da memória RAM.
Leia mais…

Conheça os aplicativos de sessão que podem ser desativados

É muito difícil decidir quais aplicativos de sessão (início automático) podem ser desativados com segurança e que vão realmente trazer alguma melhora significativa no desempenho do sistema. Este artigo, tenta resolver este questionamento. Leia mais…

Agilize a instalação de novos programas

Com o apt-fast, é possível fazer o download e a instalação de seus programas até 4 vezes mais rápido, como se você estivesse baixando tudo via torrent. Leia mais…

Aumente o cache do cliente torrent

Esta tática não é usada para aumentar o desempenho do sistema. Neste caso, aumentar o uso do cache vai ajudar a preservar a vida útil do seu disco rígido. Leia mais…

Torne o LibreOffice mais ágil

Se você usa bastante o LibreOffice, pode ser interessante aplicar uma destas dicas ou as duas.

  • Como carregar o LibreOffice mais rápido — veja como instalar o ícone de abertura rápida do LibreOffice, na barra de status do sistema. Este atalho pode tornar o carregamento do LibreOffice mais rápido para quem usa bastante edição de textos, planilhas, apresentações etc.
  • Desative o Java do LibreOffice — nem todo mundo precisa do Java ativado no LibreOffice, ocupando espaço.
    É possível tornar o aplicativo mais ágil, desativando este recurso.

Melhore o desempenho do Firefox com estas dicas

  • Ao ativar o cache HTTP, você pode melhorar a eficiência do Firefox para armazenar páginas da Internet. Leia mais…
  • Neste artigo eu reuni 5 dicas, de fácil aplicabilidade, para melhorar o desempenho do Firefox. Elas podem complementar a dica anterior sobre o cache http. Leia mais…

Elias Praciano
http://elias.praciano.com

Opine

comentários

Leia também

Posted by Elias Praciano

Eu já fui hacker de LEGO, até a hora em que descobri os computadores.

Website: http://elias.praciano.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.