WikiLeaks revela: Parceria Trans-Pacífico será golpe duro na liberdade na internet

No dia 13 o WikiLeaks publicou um capítulo até então secreto da Parceria Trans-Pacífico O documento confirma os nossos piores receios: O TPP forçaria uma censura extrema, no estilo SOPA, para os usuários de Internet do mundo.

Agora sabemos porque o governo dos EUA trabalhou tão duro para manter em segredo as negociações do TPP: a administração Obama afirma defender a liberdade na Internet, mas eles foram calmamente empurrando para as disposições draconianas de direitos autorais que beneficiam Hollywood e empresas farmacêuticas gigantes à custa dos nossos direitos e liberdades fundamentais.

Depois de ter sido derrotado o SOPA, agora os monopolistas encontraram um backdoor para passá-lo – o TPP. Eles estão fazendo tudo que podem para garantir que ele seja assinado. Nosso tempo de combater esse tratado é curto, mas ainda há esperança. Especialistas dizem que as negociações do TPP ainda podem desmoronar se mantivermos a pressão.

O TPP não afeta apenas a Internet. É ruim para a economia, o emprego, o ambiente, a alimentação e até mesmo o acesso à medicina. A pior parte é que está sendo debatido a portas fechadas, sem a entrada de defensores dos direitos humanos ou técnicos, mas muita influência de lobistas e burocratas do governo.

Líderes mundiais se reúnem na próxima semana para continuar as negociações sobre a TPP. Agora que sabemos o que está nele, é claro que não temos escolha, mas para impedi-lo completamente. E nós não temos muito tempo.

Passamos ontem vasculhando os documentos vazados pelo WikiLeaks, e odeio dizer isso, mas o TPP é ainda pior do que pensávamos. Aqui está um olhar do que ele contém, leia os documentos completos aqui.

* Desligar a nossa conexão com a Internet e bloqueando sites inteiros sobre alegações de violação de direitos autorais
* Incentivar nossos ISPs para espionar tudo o que fazemos na web e compartilhar nossos dados privados com os detentores de direitos de autor
* Acusar pessoas de violação de direitos autorais sem o devido processo
* Dificultar e impedir o acesso a medicamentos mais baratos
* Minar a democracia e soberania nacional

Se essa não é a Internet e o mundo que você quer, se junte a nós na luta contra o TPP. Encaminhe estas informações para mais pessoas e para autoridades, governantes, deputados, senadores etc. E use os botões abaixo para compartilhar on-line.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.