Quer aprender a falar uma língua élfica?

Estima-se que as línguas élficas (no plural: existe mais de uma língua élfica!) foram criadas inicialmente entre 1911 e 1915, e estas não deixaram de ser aprimoradas por Tolkien até sua morte, em 1973. As principais línguas criadas por Tolkien foram oQuenya (baseada no finlandês, grego e latim) e o Sindarin (baseada no galês).

Sobre Tolkien

J.R.R. Tolkien (1892–1973) foi um professor de língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford, Inglaterra. Ele é considerado um dos mais importantes filólogos do século XX. Nascido em Bloemfontain, África do Sul, perdeu o pai Arthur quando tinha quatro anos. O Professor (como afetuosamente o chamamos) foi criado e educado pela mãe, Mabel Tolkien, junto com seu irmão Hilary (1894–1976), perto de Birmingham, Inglaterra. O próprio Tolkien diz que herdou o amor pelas línguas de sua mãe.

Tolkien costumava inventar línguas junto com seus primos quando pequeno. Ele manteve esse hobby (ou, como ele chamava, “vício”) até sua vida adulta. Dizia ele que a criação e desenvolvimento de suas línguas inventadas era uma expressão do seu gosto estético lingüístico, similar à pintura de uma obra de arte que nunca realmente foi acabada

Até onde sabemos, Tolkien não tinha desejo de completar as línguas élficas, isto é, torná-las “utilizáveis”. A diversão para ele, era o processo de criar novas palavras, novas funções gramaticais e, se não estivessem publicadas ainda, modificá-las e o seu sentido. De fato, à única exceção dos poemas élficos Elbereth GilthonielNamárië e algumas frases espalhadas pelo livro O Senhor dos Anéiso vocabulário e a gramática das línguas élficas não era muito fixo na mente de Tolkien. Em alguns casos, Tolkien escrevia algo que contradizia o que já havia publicado e precisava voltar atrás.

Sabemos também que os elfos foram criados por Tolkien depois da criação das línguas élficas. Tolkien acreditava que uma língua só poderia existir e se desenvolver se houvesse um povo que a utilizasse e que este povo tivesse uma história. O seu primeiro conto sobre os elfos, utilizando palavras élficas, chamado A Queda de Gondolin, foi escrito em 1915. Este se tornou parte do conjunto de lendas e mitos que forma o livro O Silmarillion, lançado postumamente em 1977 por seu filho, Christopher Tolkien, a partir dos manuscritos deixados pelo pai.

Sobre as línguas élficas hoje

O estudo das línguas élficas iniciou-se em 1954, na ocasião do lançamento de A Sociedade do Anel na Inglaterra.

Hoje, existem duas publicações tradicionais em inglês que tratam somente do estudo das línguas criadas por Tolkien, além da edição e publicação de manuscritos inéditos. Estas são o Parma Eldalamberon e o Vinyar Tengwar. Este mesmo grupo de estudiosos liderados por Christopher Gilson têm uma publicação online chamadaTengwestië, dedicada a publicar estudos acadêmicos.

Há outros sites especializados nas línguas de Tolkien, embora o enfoque não seja o estudo acadêmico em si, mas sim voltados à criação de uma versão padronizada que permita a composição de prosa e poesia. O mais conhecido é a Ardalambion, criada pelo norueguês Helge Fauskanger. Ele criou o Curso de Quenya, que vem sendo a porta de entrada a milhares de novos estudantes das línguas élficas em todo mundo. Outro site, mais recente, é o Parma Tyelpelassiva, do alemão radicado nos EUA, Thorsten Renk. Lá é o lar do Curso de Sindarin. Contudo, Thorsten também possui vários ensaios cujo enfoque é o estudo acadêmico; um “híbrido”, talvez.

Sobre o élfico no Brasil

A primeira edição brasileira licenciada d’O Senhor dos Anéis data de 1994, embora o primeiro grupo criado em torno de Tolkien, a Heren Hyarmeno, tenha sido criada nos anos 1980. Infelizmente, isto atrasou consideravelmente a popularização de Tolkien no Brasil, sem nem mencionar as línguas élficas.

De meu conhecimento, existem apenas dois sites em língua portuguesa dedicados inteiramente às línguas élficas de Tolkien: a tradução brasileira da Ardalambion e oTolkien e o Élfico.

Ardalambion brasileira possui os direitos para tradução do material publicado pelaArdalambion em inglês e pelo Parma Tyelpelassiva. Isto inclui os Cursos de Quenya e Sindarin — o primeiro já foi publicado pela editora Arte&Letra e será revisado em breve para uma segunda edição, enquanto o segundo foi recentemente lançado também pela Arte&Letra.

A publicação do Curso de Quenya foi um divisor de águas no cenário de publicações sobre Tolkien no Brasil, pois antes dele as editoras tinham medo de acumular prejuízo com a publicação de livros “fora do convencional”.

fonte: site Tolkien e o Élfico

Vale a pena também saber mais sobre Tolkien aqui

Leia também "Línguas tolkienianas em O Hobbit"

Gostou desta matéria? Então clique em algum anúncio aqui no site e ajude a manter o Nerdices =D

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 2 Comments

  1. Post bem interessante,não sabia que Tolkien só criava as línguas pra se divertir,peguei um pedaço do texto mais com devidos créditos,se não quiser que o texto fique no meu fórum pode ir lá e me avisar,o link é:http://prettygirlsnerds.forumeiros.com/t3-como-aprender-a-falar-linguas-elficas#3

    O fórum está começando então não tem pessoas ainda,também porque criei hoje (-.-“),também sou nova no assunto de “línguas élficas” e meninas pra quem quiser fazer parte do meu fórum para meninas bonitas e nerd (a tradução do titulo) é só entrar em prettygirlsnerds.forumeiros.com e faça seu cadastro e divirta-se!!

  2. Obrigado por nos trazer tal conhecimento que confesso ainda não conhecia como descreves lá no site/blog: E reescrevo aqui suas pequena introdução grande conhecimento e esclarecimento bem assim: “Estima-se que as línguas élficas (no plural: existe mais de uma língua élfica!) foram criadas inicialmente entre 1911 e 1915, e estas não deixaram de ser aprimoradas por Tolkien até sua morte, em 1973. As principais línguas criadas por Tolkien foram oQuenya (baseada no finlandês, grego e latim) e o Sindarin (baseada no galês).”nerdicescombrwordpress”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.