Jon Maddog quer implantar o projeto Cauã em Florianópolis

Na última quinta-feira, 23 de fevereiro, aconteceu em Florianópolis uma reunião entre o Diretor Executivo da Linux Foundation, Jon “Maddog” Hall, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável da capital, Carlos Roberto De Rolt, o Vice-Presidente do Projeto Cauã, Douglas Conrad e os Diretores Executivos da Associação Software Livre de Santa Catarina, Henrique Grolli e Wladimir Crippa – que também é o editor deste site 🙂

Na reunião, o Secretário Carlos Roberto De Rolt apresentou a visão e o projeto “Florianópolis – capital da inovação”, e os dados sobre o polo tecnológico de Florianópolis. No encontro, o diretor da Linux Foundation apresentou o Projeto Cauã, desenvolvido em parceria com diversas instituições privadas e governamentais.

Durante a visita à SMCTDES, Maddog conheceu as principais características do polo tecnológico de Florianópolis e a importância do setor de base tecnológica para a economia e para o desenvolvimento sustentável do município. O Secretário De Rolt também apresentou as estratégias adotadas pelo governo municipal para o
desenvolvimento da Capital da Inovação, como a Lei Municipal de Inovação e o Plano Diretor Participativo.

Outro tema da visita foi o Projeto Cauã, concebido por Maddog e desenvolvido em parceria com o empresário de tecnologia de Florianópolis Douglas Conrad. O projeto tem o objetivo de gerar oportunidades, promovendo o empreendedorismo inovador e a qualificação das pessoas por meio de soluções de software e hardware de código
aberto. O Cauã propõe uma atuação integrada da comunidade do código aberto, do setor empresarial e do governo para a criação de empregos e renda por meio da tecnologia.

A proposta é implantar o projeto primeiro no Brasil e depois expandi-lo para a América Latina. De acordo com o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt, o Projeto Cauã está em sinergia com outras iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Florianópolis.

Para a Associação  Software Livre de Santa Catarina, uma iniciativa deste porte, como é o Projeto Cauã, tem uma grande importância para o movimento do software livre, pelo simbolismo e pela. repercussão que pode adquirir. Além de dar muita visibilidade às soluções open source, o projeto também poderá gerar muitos empregos, muitas oportunidades em diversos campos da área de TI e outros setores da cidade, como na hotelaria, gastronomia e turismo.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.