Ganha força a teoria de que a humanidade será extinta

 

À luz da recente descoberta do exoplaneta Kepler-186f, potencialmente habitável, a Teoria do Grande Filtro volta à tona, ganha força e pode significar um futuro nada animador para a humanidade.

Trata-se de uma teoria proposta em 1996 pelo professor Robin Hanson ao tentar resolver o paradoxo colocado por Fermi, que questiona por que ainda não fomos capazes de descobrir uma civilização interestelar tecnologicamente avançada, apesar da existência de milhares de sistemas solares potencialmente adequados para a evolução da vida em nossa galáxia.

A equação criada pelo físico Enrico Fermi ressalta o fato de que não detectamos um único sinal extraterrestre, ou sequer as repercussões de um grande projeto de engenharia, sem mencionar uma única civilização interestelar que tenha colonizado e visitado nosso planeta.

No mundo acadêmico existiram, até o momento, duas alternativas para dar solução ao paradoxo: ou a inteligência necessária para atingir a capacidade de criar tecnologias avançadas é muito rara no universo, ou a vida inteligente tende a se extinguir.

 

 

Essa última hipótese é sustentada por Hanson e constitui a teoria do Grande Filtro, segundo a qual deve existir uma barreira natural que impede o crescimento suficiente das civilizações inteligentes capazes de colonizar o espaço. Esse mesmo filtro poderia estar determinado, entre outras coisas, por uma catástrofe industrial, como as guerras nucleares ou o esgotamento dos recursos naturais de um planeta.

A partir do ponto de vista levantado pelo paradoxo de Fermi e suas possíveis soluções, cada descoberta de um novo exoplaneta potencialmente habitável, como é o caso do Kepler-186f, coloca em dúvida a ideia de que a Terra é o único planeta propício para a vida e, por sua vez, sustenta a controversa teoria de que todos seres inteligentes estarão sempres fadados a extinção.

 

fonte: History

Gostou? Curta nossa fan page no Facebook!

 

Opine

comentários

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.