10 curiosidades de Mark Zuckerberg que ultrapassam as fronteiras do Facebook

O que você sabe sobre o bilionário fundador do Facebook? Podemos te adiantar que Mark Zuckerberg, aos 12 anos já desenvolvia tecnologias e criou um programa de mensagens que seu pai usava em seu consultório odontológico para notificar os pacientes ao invés de a recepcionista gritar seus nomes. Seus pais inclusive contrataram um professor de informática que, logo admitiu que era difícil estar à frente de seu pupilo e referiu-se ao garoto como um prodígio.

Antes de criar o Facebook, Zuckerberg criou o CourseMatch. O programa permitia que os estudantes de Havard escolhessem suas turmas para estudarem junto com os amigos. Ele criou também o Facemash, que no primeiro intento, comparou imagens de dois estudantes de Havard para que os usuários elegessem o mais atraente. A administração da Universidade considerou o programa inadequado e o baniu.

1- Daltonismo

Mark é daltônico e identifica melhor a cor azul. Em virtude disso a cor predominante no Facebook é azul e você não pode mudá-la.

2- Criatividade

Ele projetou o anel de casamento da esposa, Priscilla Chan. A joia traz um rubi e foi avaliada em 25 mil dólares. Ele foi rechaçado na época por ter 19 bilhões de dólares e criar um anel de casamento “modesto”.

3- Só come carne de animais que ele mesmo abate

Mark decidiu só comer carne de animais que ele mesmo matasse. Ele disse que assim desenvolveria mais gratidão pela forma como os animais dariam suas vidas para alimentá-lo.

4- Cogitado por outras empresas

Ainda no colégio ele criou o Synapse, um programa que identificava os hábitos musicais dos usuários. Nessa época, AOL e Microsoft tentaram recrutá-lo para seus respectivos quadros de funcionários.

5- Filantropo

Mark e sua esposa Priscilla decidiram doar 99% de suas ações do Facebook para caridade depois do nascimento da filha Max. Com essa contribuição eles esperam colaborar com um mundo melhor para Max e outras crianças. Só para constar, ele doou 100 milhões para reestruturar o ensino público de Nova Jersey e doou também 25 milhões para ajudar a combater a epidemia de ebola no oeste da África em 2014.

6- O filme biográfico

Ele não aprovou o filme A Rede Social. Ele disse que alguns assuntos na trama receberam atenção exagerada ao passo que algumas verdades não receberam destaque.

7- Google+

Ele foi um dos primeiros a usarem o Google+ e disse que isso legitimou a tendência de redes sociais mainstream proposta por ele. Mark obteve no começo mais seguidores que os próprios desenvolvedores da rede.

8- Gravatas

Ele hoje só usa roupas casuais e padronizadas. Mas até 2009, para mostrar que o Facebook era um empreendimento sério, ele usava gravata todos os dias.

9- Salário

Assim como era com Steve Jobs na Apple, Mark recebe um salário anual simbólico de 1 dólar como CEO do Facebook.

10- Fortuna

Atualmente, Mark é o número 10 entre os 400 americanos mais ricos. A lista foi publicada pela Forbes. Mas ele assinou o acordo “Giving Pledge”, se comprometendo a doar 50% de sua riqueza ao longo da vida.

Bônus: A página do Facebook que só ele pode ver

Se você acessar a página Only for Mark no Facebook, você provavelmente só vai ver um monte de quadrados e retângulos rosas. Mas e se eu te disser que ela tá cheia de mensagens secretas para Mark Zuckerberg? Isso porque ele é daltônico, e um grupo de estudantes de uma universidade em Buenos Aires criaram uma página que só ele e as pessoas que sofrem da mesma deficiência visual dele conseguissem ver. Isso até hoje é claro, nós demos um jeito de burlar as regras, veja o que tem nessa página:
É claro que ainda é difícil de ver, mas ao menos matamos a sua curiosidade. E aí gostou?

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.