FBI expulso da Islândia por mentir às autoridades

Foi no final do mês passado que a polícia federal dos EUA enviou um aviso, com caráter de urgência, ao então ministro do Interior da Islândia, Ogmundur Jonasson. “Está para acontecer um iminente um ataque às bases de dados do Governo islandês”, avisou o FBI, que disponibilizou agentes especializados em crimes informáticos para ajudar o país nórdico.

Só que, assim que chegaram à Islândia, esses “oito ou nove agentes foram agrupados” e expulsos do país.

Segundo a imprensa islandesa, não havia qualquer ataque de hackers “iminente”: foi uma mentira da polícia federal dos EUA para compilar informação no âmbito da investigação a Julian Assange e ao WikiLeaks.

O incidente ocorreu numa altura em que os eleitores islandeses reforçaram a posição do Partido Pirata, constituído em grande parte por ativistas ligados ao WikiLeaks, no Parlamento.

A Islândia realizou eleições há poucos dias e Birgitta Jonsdottir, a líder do Partido Pirata e que trabalhou de perto com Julian Assange na ‘Collateral Murder’ (a grande operação de divulgação de documentos secretos dos EUA), é apontada como ‘ministeriável’ no executivo que está em formação.

Já no final de 2010 o FBI investigou Jonsdottir, através da conta do Twitter, e outros ativistas islandeses, como Herbert Snorrason.

Em 2013, Birgitta Jonsdottir revelou no Parlamento que o FBI “tentou colocar escutas” em Sigurdur Ingi Thordarson, um ativista que mais tarde terá aceitado colaborar com as autoridades norte-americanas.

A líder do Partido Pirata, um dos mais influentes numa Islândia que prometeu dar a cidadania ao norte-americano em fuga Edward Snowden, desvalorizou o impacto que a expulsão dos agentes do FBI poderá ter nas relações com os EUA.

“Todos já fizemos algo que desagradou a uma outra nação”, reconheceu Jonsdottir: “Às vezes, temos de optar entre o caminho mais fácil ou fazer o que é correto”.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.