Raviolis e tortellinis feitos em impressora 3D

Os italianos vão quebrar a tradição. O grupo Barilla, uma das maiores empresas italianas do setor, está trabalhando em uma impressora 3D que consegue dar à tradicional mistura de sêmola de trigo e água, formas e texturas impossíveis de fazer com as maquinárias industriais. Por enquanto trata-se apenas de um protótipo, mas, dentro de pouco tempo, esta impressora poderá tornar-se mais um eletrodoméstico das nossas cozinhas e dos restaurantes da especialidade.

“O projeto nasceu há três anos, quando começamos a colaborar com TNO, um centro holandês de investigação aplicada à indústria, que estava realizando estudos sobre como seria a cozinha do futuro”, explicou, ao jornal espanhol “El Pais”, Michela Petronio, vice-presidente do departamento de tecnologia e I+D de Barilla. “Temos desenvolvido uma máquina que permite moldar pasta com formas inéditas, fazer que cada uma delas possa ter um ingrediente diferente. Atualmente, os tempos de produção com as maquinarias industriais são muito lentos, daí que os dois objetivos são: tornar mais rápida a produção e a possibilidade de personalizar os alimentos”.

Uma das formas com que se podem atingir estes objetivos é através da impressora 3D. A impressora funciona graças a uma das tecnologias já em uso, conhecida como FDM, que consiste em sobrepor subtilíssimas capas de massa, seguindo o desenho enviado por computador.

Para selecionar as formas de massa que podem ser produzidas na impressora, Barilla juntou-se à Thingarage, uma start-up de Roma, especializada em recolher fundos para projetos de desenho industrial. Desta união, foi organizado um concurso de designers de todo o mundo, do qual receberam 216 propostas. Segundo a empresa, este número de propostas aponta para o fato de a comida 3D ter futuro no mercado. Adianta a mesma fonte, que dentro de dois anos, este novo aparelho poderá estar à venda.

O futuro da impressão 3D revela-se cada vez mais promissor e são inúmeras as empresas e instituições que apostam nesta inovadora e versátil tecnologia. A Nasa, por exemplo, já investe na impressão 3D desde 2013, com o intuito de produzir alimentos para os astronautas.

Veja no vídeo a impressora de massa em ação 🙂

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.