Saiba como foi a III BitConf – parte 1

Iniciou neste sábado, 18 de julho, no Centro de Inovação da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) a terceira edição da BitConf, Conferência brasileira sobre Bitcoin, na cidade de Florianópolis. Depois de uma semana de chuvas em Santa Catarina, parece que São Toshi resoveu operar um milagre e presentear aos participantes da conferência com um lindo dia de sol na capital catarinense.

Marcada para iniciar às 9:30, muito antes disso já chegavam ao local dezenas de participantes, o que possibilitou que a primeira palestra da conferência tivesse início sem atraso.

Para essa primeira palestra, sobre aspectos legais e jurídicos do Bitcoin, tivemos a presença da advogada Luiza Silva Balthazar, do escritório Pinhão e Koiffman, especializado em questões legais relacionadas à tecnologia. Como era esperado, surgiram muitas dúvidas, que foram elucidadas pela advogada.

Após a palestra da Luiza, seguiu-se a programação com a participação de Edilson Osório Junior, que falou sobre a forte presença chinesa no ecossistema Bitcoin e as possíveis consequências das decisões que venham a ser tomadas pelo governo da China, com prováveis impactos diretos e indiretos para toda a rede Bitcoin. Foi um excelente debate, que abordou as consequências econômicas, técnicas e políticas sobre a criptomoeda.

Com esta palestra encerrou-se o período de programação da manhã, por volta de 12:40h.

As palestras da tarde deveriam ter início às 14 horas, mas ocorreu uma queda de energia elétrica no bairro. Aliás, muitos dos presentes lembraram que em São Paulo, na II BitConf, também aconteceu o mesmo. Coincidência? Eu acho que não :p

Após quase uma hora sem energia, ela foi restabelecida e tivemos início com a palestra de Rocelo Lopes sobre mineração de Bitcoin. Rocelo iniciou a sua apresentação exibindo um vídeo onde mostrava parte de suas operações de mineração de criptomoedas no Paraguai. Após, fez um histórico da evolução da mineração.

Rocelo, que é o maior minerador brasileiro e proprietário da CoinBR.net esclareceu aos presentes todas as dúvidas relativas à mineração, tema que geralmente é a primeira preocupação das novas pessoas que chegam ao Bitcoin.

Após a palestra de Rocelo, iniciamos a apresentação de Fernando Bitti Loureiro, brasileiro que atualmente mora na Espanha e que tem tomado várias iniciativas e orientado aqueles que buscam se inserir no mercado Bitcoin. Fernando mantém o site www.bitcoinnosnegocios.com.br e tem demonstrado as inúmeras vantagens do uso do Bitcoin pelas empresas.

Depois da palestra de Fernando, a última participação do dia. Ken Kappler, chefe de comunicações tecnológicas da plataforma Ethereum, que veio diretamente de Londres para participar da conferência.

Ken apresentou as principais características e ideias da Ethereum, e falou sobre diversas aplicações que estão sendo desenvolvidas, utilizando-se da tecnologia da Blockchain. Alexandre Van de Sandes, que também participa do projeto Ethereum e realiza palestra no domingo, também participou da apresentação, colaborando e esclarecendo questões técnicas da plataforma.

Após a participação de Ken, teve início um coquetel no espaço central da ACATE, oferecido pela CoinBR.net. Na oportunidade, Rocelo Lopes, Charys e Safiri apresentaram algumas das novidades que a CoinBR lançará nos próximos dias.

E assim terminou o primeiro dia desta, que já é a maior edição realizada da BitConf 😉

Clique aqui e veja como foi o segundo dia 🙂

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.