Confira a programação da Conferência brasileira sobre Bitcoin

Nos próximos dias 18 e 19 de julho, em Florianópolis, no Centro de Inovação ACATE, estarão reunidos empreendedores, entusiastas, programadores, usuários e todos aqueles que, no Brasil, participam de alguma forma da economia Bitcoin.

A III BitConf é uma iniciativa da moderação da comunidade Bitcoin Brasil, com apoio da FoxBit.

Serão 14 palestrantes, que abordarão assuntos como aspectos legais e jurídicos do Bitcoin, mineração de criptomoedas, mercado mundial de Bitcoin, empreendimentos relacionados, desenvolvimento, tecnologia da Blockchain, atuação e serviços de exchanges e bolsas, aspectos filosóficos do Bitcoin, privacidade, criptografia, segurança, enfim, serão 11 palestras/debates e 1 oficina sobre uso seguro do Bitcoin.

Confira a programação e os participantes:

Palestrantes

Ken Kappler

https://www.ethereum.org

Atualmente morando em Londres, Kenneth Kappler, ou apenas Ken, é Technical Communications Director da plataforma Ethereum. Assista esse vídeo que sintetiza o que é a plataforma Ethereum: https://www.youtube.com/watch?v=Clw-qf1sUZg


Alexandre Van de Sande

http://www.ethereum.org

Designer de interfaces do Ethereum é o responsável pelo projeto Mist, um browser que usa tecnologias de blockchain e bittorrent para permitir acesso a websites e aplicativos seguros, permanentes e sem servidores centralizados.


André Horta

http://www.bitcointoyou.com

CEO da startup BitcoinToYou, criou em julho/2013 a plataforma para compra e venda de Bitcoins no Brasil (www.bitcointoyou.com), atualmente com mais 7000 clientes cadastrados, negociando acima de 1 milhão de reais ao mês em Bitcoin. Gerenciou projetos para multinacionais como: Fiat, Ford, Usiminas, Gerdau, Vale, Banco Bonsucesso e IbiCred dentre outras. Apaixonado por tecnologia!


Edilson Osório Jr

Professor e especialista em infraestrutura e segurança da informação, trabalha exclusivamente com sistemas open-source evangelizando o software livre há 20 anos.

Desenvolveu em co-autoria o primeiro software de automação comercial para casas noturnas, bares e restaurantes em GNU/Linux com biometria para alta-rotatividade no início dos anos 2000 e desde então administrou mais de 350 servidores e 1500 terminais linux rodando seus sistemas. Recentemente criou a primeira plataforma mobile de pagamento para casas noturnas e após desenvolver um dispositivo para detectar automaticamente queda de idosos, mudou para a área de healthcare projetando tecnologias que auxiliam a qualidade de vida na terceira idade.

Apaixonado por sistemas distribuídos, travou o primeiro contato com o Bitcoin em 2011 e voltou a operar a tecnologia ao final de 2013. Desde então busca meios de levar a tecnologia ao mainstream, avaliando os riscos e impactos da adoção da moeda em diversas áreas.


Fernando Bitti Loureiro

http://www.bitcoinnosnegocios.com.br

Mora há quase 10 anos na Espanha, onde foi voluntário da #callebitcoin, iniciativa que levou o Bitcoin a vários comércios em Madri. É capixaba de Aracruz – ES, formado em Engenharia da Computação pelo ITA e dedicado à venda consultiva de equipamentos e serviços de telecomunicações desde que me formei

Fundador do Bitcoin Nos Negócios, site criado para suprir uma lacuna para homens de negócio e profissionais que querem saber mais sobre Bitcoin e outras moedas descentralizadas desde um ponto de vista prático, mas só encontram na Internet informação demasiado técnica, carregada de ideologias ou especulativa demais, quando não totalmente enganosa.


Gabriel Aleixo

http://www.bitcoinhub.com.br

Estudou Economia e Administração na Fundação Getulio Vargas (FGV), mas há 4 anos trabalha com suas grandes paixões que são tecnologia e empreendedorismo. Atualmente, é pesquisador e coordenador de projetos no Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro – ITSrio.org, onde lidera o Bitcoin Hub. Também é co-fundador das startups Awe e BTCemPortuguês. Suas principais áreas de interesse e atuação são Bitcoin, Criptografia, Privacidade, Software Livre e Educação.‎


Gabriel Ferraz

http://www.hubble.com.br

Estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal de Uberlândia, 19 anos, CEO e Cofounder da Hubble.com.br . Google Student Ambassador e fiel defensor da economia digital desde 2013.


João Canhada

http://www.foxbit.com.br

Co-fundador e atual CEO da Foxbit. Lançada oficialmente em dezembro de 2014, a Foxbit trouxe transparência e agilidade ao mercado, com depósitos e saques executados em minutos (ao invés de horas), e se tornou rapidamente uma importante exchange no cenário nacional. Teve um crescimento único frente as outras exchanges do Brasil e em apenas 6 meses de atividades conta com 4.000 clientes cadastrados, que movimentaram aproximadamente R$ 15 milhões dentro da plataforma.


Luiza Silva Balthazar

http://www.pk.adv.br

Advogada formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente atua na área de Direito Empresarial do Pinhão e Koiffman Advogados, escritório de São Paulo especializado em TI e inovação. Apresentou trabalho sobre análise jurídica do Bitcoin no VI Congresso Internacional de Direito Eletrônico. Possui outros trabalhos na área de tecnologia e concorrência desleal.


Marco Agner

https://bitcoinhub.com.br

Desenvolvedor de softwares com foco em Bitcoin e segurança da informação. Atualmente, trabalha como consultor remoto para startups, construindo novas soluções para o ecossistema Bitcoin e para o projeto Bitcoin Hub.


Pedro Rezende

Professor concursado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), onde tem lecionado, desde 1990, teoria da computação, teoria dos grafos, linguagens formais, linguagens de programação, compiladores, organização de hardware e software, criptografia e segurança de dados, informática e sociedade, entre outras disciplinas, e exercido os cargos de coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação, do Laboratório de Informática, e do ensino básico de programação. Foi também professor no Departamento de Matemática da UnB (1976 a 78) e na National Hispanic University (EUA, 1986).

Participações no Grupo de Padronização de Segurança da Comissão de Informatização do Conselho Nacional de Justiça (2006), no Grupo Interministerial sobre Sociedade da Informação no Itamaraty (2005), no Conselho do Instituto Brasileiro de Política e Direito de Informática, no Conselho da Free Software Foundation Latin America (2007 a 2008), e no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, ICP-Brasil (2003 a 2006), como representante da Sociedade Civil por designação do Presidente da República.

Consultor em criptografia e segurança computacional para empresas (trabalhou na Apple, na análise de segurança do sistema operacional), órgãos públicos, legisladores, operadores do Direito e agências de fomento científico no Brasil, Assessor especial da Presidência do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para assuntos internacionais relativos a propriedade imaterial e software livre (2005), Coordenador e professor, desde 1997, do Programa de Extensão em Criptografia e Segurança Computacional na UnB, o primeiro a oferecer no Brasil (2003) curso de programação para Infraestruturas de Chaves Públicas.


Rocelo Lopes

http://www.coinbr.net

Empreendedor internacional com vasta experiência em VoIP. Diretor executivo na CoinBR, exchange e mineradora de bitcoins, recentemente adquiriu a Coinverse, o primeiro Bitcoin Banking do Brasil. Membro da Fundação Bitcoin Brasil e investidor em diversas outras empresas do segmento. Lançou no início deste ano a primeira wallet (APP) criada especialmente para os usuários brasileiros.


Rodrigo Castilhos

Médico, ex-administrador da Wikipedia em língua portuguesa, entusiasta das licenças Creative Commons, tradutor voluntário da edição em português do Brasil do livro “Mastering Bitcoin” de Andreas Antonopoulos.


Safiri Felix

http://www.coinbr.net

Formação em Economia (UNESP-Araraquara) e Administração (Mackenzie), com especialização Banking (LabFin-FIA/USP). Passagens profissionais pelo Banco Santander, Societe Generale, CDI Lan e Endeavor. Investe no mercado de capitais desde os 16 anos, quando começou a brincar em simuladores da Bovespa. Nos últimos anos tem se dedicado a explorar modelos de negócio baseados em soluções distribuídas e mecanismos financeiros inclusivos.

Responsável pela operação da Coinverse, startup que utiliza o protocolo Bitcoin para desenvolver produtos financeiros não bancarizados, operadora do 1º caixa eletrônico da América Latina capaz de realizar operações de compra de Bitcoin e saque em Real, instalado em São Paulo desde junho de 2014. Em junho de 2015, com a aquisição da Coinverse pela CoinBR, passou a ser seu CEO.

Programação

18 de Julho de 2015

09:00 – 09:25: Abertura do credenciamento

09:30 – 09:55: Abertura da III BitConf

10:00 – 11:00: Bitcoin é legal? Uma análise juridica do Bitcoin no Brasil – Luiza Silva Balthazar

11:00 – 12:00: O futuro do Bitcoin está nas mãos do governo chinês? – Edilson Osório Junior

14:00 – 15:30: Máquina de fazer dinheiro! – Rocelo Lopes

16:00 – 17:00: Desvendando a oportunidade Bitcoin nos negócios – Fernando Bitti Loureiro

17:00 – 18:30: A plataforma Ethereum – Ken Kappler

19 de Julho de 2015

09:30 – 10:15: O verdadeiro publico da economia digital – Gabriel Ferraz

10:05 – 12:00: Oficina sobre plugins de navegação segura, gerenciador de senha, backup encriptado na nuvem, paper wallet, hardware wallet etc – Gabriel Aleixo e Marco Agner

10:15 – 11:00: Como o Bitcoin vai acabar com a pirataria digital – Rodrigo Castilhos

11:00 – 11:45: De exchange à Bitcoin banking – André Horta

14:00 – 15:30: Criptomoedas em tempo de ciberguerra – Pedro Rezende e Gabriel Aleixo

16:00 – 17:00: Contratos inteligentes no Ethereum, ou como fundar o seu próprio país – Alexandre Van de Sandes

17:00 – 18:30: Panorama do Bitcoin no Brasil – Safiri Felix, João Canhada, Andre Horta

Inscrições pelo site www.bitconf.com.br

Pagamento pode ser feito com boleto, cartões e, claro, com Bitcoin 😉

A III BitConf conta com o apoio fundamental da ACATE, do Impact Hub, da Jimmy e patrocínio, além da FoxBit, da CoinBR, Bitcoin to You, Mercado Bitcoin, Hubble e Bitcoin nos Negócios.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.