Saiba como foi a conferência brasileira sobre Bitcoin

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro aconteceu, em São Paulo, a II Conferência Brasileira sobre Bitcoin e criptomoedas. A conferência ocorreu na unidade da Barra Funda da Faculdade Impacta, que foi a principal patrocinadora do evento, e foi transmitida também pela internet, com o apoio fundamental da CoinBR, a maior empresa de mineração brasileira e da FoxBit, nova exchange que deve entrar em operação ainda em novembro.

Também patrocinaram a realização da II BitConf as exchanges Basebit, Bitcoin to You, Mercado Bitcoin, UseCryptos e Coinverse e teve ainda o apoio dos sites BitcoinNews, Vida de Programador, Nerdices e Associação Software Livre de SC.

O primeiro dia

A conferência estava programada para iniciar às 14 horas do dia 31. Entretanto, ocorreu uma queda de energia no bairro, o que ocasionou um atraso de duas horas para dar início. Finalmente, com a energia reestabelecida, foi rapidamente aberta e iniciada com a primeira apresentação prevista, do membro da comunidade Bitcoin BR Fabio Wolarski. Fabio é conhecido na comunidade como “Mãe Diná”, por ter acertado várias previsões sobre altas e baixas do Bitcoin. Falou sobre a análise técnica de gráficos.

Depois da palestra de Fabio, foi a vez de Marcos Carvalho, do Mercado Bitcoin, apresentar o Projeto Stellar, iniciativa de diversas empresas dos EUA e Europa, e que conta também com a participação do Mercado Bitcoin.


Em seguida, Safiri Felix, da Coinverse, falou sobre Bitcoin Banking – a porta de entrada para as moedas digitais. A Coinverse trouxe para o Brasil um ATM (caixa eletrônico) que funciona para a compra e venda de Bitcoin. Safiri compartilhou como tem sido esta experiência.

O primeiro dia encerrou com a realização do debate Bitcoin: nova economia e novas oportunidades de negócios. Participaram deste debate Andre Horta (Bitcoin to You), Safiri Felix (Coinverse), Flavio Pripas (Bitinvest), Gabriel Rhama (TinyPay) e Allex Ferreira (o Barão do Bitcoin rsrs).

O segundo dia

Iniciou-se o segundo dia da BitConf com a apresentação de Daniel Novy, da Basebit, que falou sobre se o Bitcoin é ou não uma bolha. A palestra de Daniel foi muito motivadora e esclarecedora. Se ele acha que é bolha ou não? Assista o vídeo da conferência rsrs

A palestra de Daniel foi até pouco mais de meio-dia, encerrando as atividades da manhã.

À tarde, um debate bastante aprofundado sobre o futuro do Bitcoin e das criptomoedas, que contou com a participação do professor da UnB Pedro Rezende, que tem um notável conhecimento da área de criptografia, de Fernando Ulrich, economista e autor do livro Bitcoin: a moeda na Era Digital e Rodrigo Batista, CEO do Mercado Bitcoin.

Finalizando a II BitConf, foi realizado um debate com o tema como fazer o Bitcoin crescer no Brasil. Participaram deste debate Daniel Novy, Safiri Felix e João Canhada (FoxBit).


Participaram da II BitConf cerca de 80 pessoas, de 8 estados brasileiros: RS, SC, PR, SP, RJ, MG, DF e ES.

Todas as palestras e debates estão online e podem ser vistos no site www.linkaovivo.tv/bitconf – gentileza da CoinBR e da FoxBit 🙂

Teremos uma III BitConf? Ainda é cedo para pensar, mas que ficou esse gostinho no ar, ah, isso ficou 🙂

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.