Como a LG levou o WebOS dos móveis às Smart TVs (em um ano)

Quando a LG adquiriu o projeto do WebOS da HP, em 2013, ele era um sistema operacional para dispositivos móveis baseado em Linux e que tinha dificuldades para rodar em diversos hardwares.

Em pouco menos de um ano, o novo WebOS, para SmartTVs estreava na Consumer Electronics Show em Las Vegas.
“Foi um ano fascinante para nós”, disse Steve Winston, líder do projeto. “Pegaram um sistema ineficiente para seus objetivos e o transformamos em um sistema completo para TVs.”
Para alcançar este objetivo, os desenvolvedores tiveram que fazer back ports da maioria dos componentes de suas primeiras gerações de smart TVs, que já usavam seu próprio Linux (Netcast).
O trabalho de conversão de todos os componentes LG necessários, foi feito no ambiente OpenEmbedded — o mesmo framework de código aberto usado para construir o projeto original do WebOS.
Agora, o cerne da tecnologia por trás do Projeto Yocto, OpenEmbedded, consiste de receitas, classes e arquivos associados para desenvolver um Linux voltado a dispositivos embarcados.
Winston explicou que o OpenEmbedded garante que todas as partes que compõem o projeto final do hardware estão todas bem integradas e é possível prever o resultado final de um projeto, ainda no seu início.

Criando um ambiente padrão de desenvolvimento

Foi difícil treinar o equipe, já diminuta, de engenheiros da LG, que estava contribuindo com componentes de outras equipes e ramificações pela Korea, EUA e Europa. Estavam acostumados a dentro de um sistema de desenvolvimento proprietário. Não conheciam os padrões do OpenEmbedded, baseado em camadas e metadados.

O conceito é novo e diferente. A curva de aprendizagem pode trazer frustrações. Antes de conseguir mostrar às equipes que este era o caminho a ser percorrido, Winston relata ter enfrentado alguma resistência”.
Findo o processo doloroso de mudança, já estão colhendo os benefícios de ter um ambiente padrão de desenvolvimento, usado por todos os times de engenherios da LG.
Após alguns meses, já haviam conseguido montar um conjunto de compoentes plug and play, funcionando através do WebOS luna service bus.

Há mais dispositivos de código aberto, baseados no WebOS vindo

Agora que as TV WebOS está pronta, o time volta o seu foco a adicionar novos recursos à plataforma. Planejam, ainda, rever seu trabalho e decidir que componentes devem permanecer proprietários e quais podem ser disponibilizados com o código aberto — o que pode começar pelo framework de desenvolvimento de aplicativos para TV, Moonstone.
A previsão é de que a metade de todas as TVs LG, no próximo ano rodem o WebOS. Segundo Colin Zhao, diretor de produtos da LG, no Vale do Silício, o grito de guerra foi lançado: “tornar as TV simples novamente” — o que significa simplificar a interface gráfica, a partir da qual o usuário escolhe seus aplicativos ou o conteúdo desejado.

Fontes: http://www.linuxfoundation.org/news-media/blogs/browse/2014/04/how-lg-took-webos-mobile-phones-tvs-under-year
http://www.theverge.com/2014/1/6/5279220/rebooting-webos-how-lg-rethought-the-smart-tv

Opine

comentários

Leia também

Posted by Elias Praciano

Eu já fui hacker de LEGO, até a hora em que descobri os computadores.

Website: http://elias.praciano.com

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.