Samsung estaria investindo em um novo sistema para smartphones?

Samsung e Intel investem no desenvolvimento do Sistema Operacional Tizen. Vocês devem saber que o Tizen foi uma tentativa de salvar o projeto lançado pela Nokia e apoiado pela Linux International chamado de MeeGO. Bom, interessante é que esse sistema é baseado no HTML 5, ou seja, um sistema super leve e que foca o conceito de cross-platatorm. Apesar do CO (Chief Officer) da Samsung nos EUA negar a intenção de transformar o Tizen como o Sistema Operacional padrão da companhia e que a parceria com a Google tem rendindo um excelente faturamento mensal, alem de entrar fortemente na competição de despositivos mobiles, por incrível que parece a Samsung tem “forkeado” os principais aplicativos do Google. Em seus devices o Google Chrome chama-se Internet e o Hangout chama-se Chat-On.

Na minha opinião a empresa não quer mais depender do Sistema desenvolvido pela Google. Quer criar uma plataforma independente, seguir os mesmos caminhos que trilharam o Android. Quem ganha com tudo isso? O consumidor que vê uma disputa acirrada pelo mercado de devices rodando software livre a baixo custo. Vejo também uma oportunidade para jovens desenvolvedores, interessados em criarem aplicativos, soluções para estes sistemas operacionais baseados no HTML 5, já são 3 que estão se destacando: Firefox OS, WebOS e agora o Tizen.

Fernando dos Santos, analista de sistemas, presidente da Associação Software Livre de Santa Catarina

fonte da notícia (em inglês): Computer World

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.