Nova imagem do ‘nascer da Terra’ visto da Lua é simplesmente exuberante

Uma nova foto espetacular da Terra feita do espaço deixou os apaixonados pela astronomia de boca aberta. A imagem foi capturada pela sonda robótica Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, e mostra o nosso planeta iluminado pelo Sol, acima de uma paisagem lunar exuberante, com ondulações e sombras em sua superfície.

Um registro espetacular do Nascer da Terra visto a partir da Lua, liberado em dezembro de 2015.
Créditos: NASA / Goddard / Arizona State University

“A imagem é simplesmente impressionante”, disse Noah Petro, cientista do projeto LRO, no Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA. “A imagem da Terra remonta a antiga e famosa foto que ganhou o nome de “Blue Marble” (Bolinha de Gude Azul), feita pelo astronauta Harrison Schmitt durante a missão Apollo 17 (que ia em direção a Lua), a mais de 40 anos atrás, que também mostrava o continente africano proeminente.

Blue Marble, a famosa imagem da Terra feita durante a missão Apollo 17.
Créditos: NASA / Apollo

A imagem parece uma combinação da “Blue Marble” e da “Earthrise” (Nascer da Terra), feita pela tripulação da Apollo 8 (com os primeiros astronautas a deixar a órbita da Terra, ao orbitar a Lua em 24 de dezembro de 1968).

Earthrise, ou Nascer da Terra, foi a primeira imagem colorida que
mostrou a Terra com a superfície lunar em primeiro plano.
Créditos: NASA / Apollo

A famosa imagem de 1968 não foi, na verdade, a primeira foto que mostrou o “nascer da Terra”. O grande feito pioneiro foi feito pela sonda robótica Lunar Orbiter 1, da NASA, em 1966, porém, por ter sido uma foto em preto e branco, não teve o mesmo impacto dramático e duradouro na sociedade.

No dia 23 de agosto de 1966, a sonda Lunar Orbiter 1, da NASA, registrou a primeira imagem da Terra vista a partir
do ponto de vista lunar. A foto acima foi digitalizada a partir da imagem original impressa.
Créditos: NASA / Lunar Orbiter 1

A nova foto, lançada pela NASA nesse mês de dezembro de 2015, foi criada a partir de uma série de fotografias que a sonda LRO registrou dois meses antes, quando o robô (com o tamanho de um carro) chegou a cerca de 134 km acima da região Compton Crater, no lado oculto da Lua, aquela que não conseguimos observar a partir da Terra.

A missão de 504 milhões de dólares LRO foi lançada em junho de 2009, e inicialmente trabalhou apenas recolhendo informações e dados que poderiam ser úteis em futuras viagens tripuladas à Lua. Agora, mais exatamente desde setembro de 2010, a sonda ganhou missões científicas que são estudadas com mais ênfase, e que podem dar uma luz em outras questões que cercam o nosso belo satélite natural.

Fonte: Space / NASA
Imagens: (capa: imagem original da NASA alongada) / NASA / Goddard / Arizona State University / Apollo / NASA / Lunar Orbiter 1
22/12/15

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.