13 fatos e teorias sobre a misteriosa e bizarra morte de Elisa Lam

 

Há apenas alguns anos atrás, na cidade que nunca dorme de Los Angeles, um hotel dos anos 20 com um passado histórico, porém violento, tirou mais uma vida. O desaparecimento e a morte da estudante da University of British Columbia, Elisa Lam, confundiu a cabeça de policiais e detetives particulares desde o dia em que seu corpo foi encontrado em um tanque de água em cima do Cecil Hotel. Infelizmente, como Lam entrou no tanque de água e as circunstâncias por trás de sua morte nunca foram explicadas definitivamente.

Construído em 1927, o Cecil Hotel tem uma longa história de assassinatos, suicídios e mortes misteriosas associadas a ele. A morte de Lam é, de longe, a mais estranha delas. As filmagens liberadas pela LAPD cinco dias antes da descoberta do corpo no tanque de água mostram Lam olhando freneticamente ao redor de um elevador, parecendo procurar e conversar com uma entidade misteriosa que não é visível para o espectador. Coisas estranhas, de fato, mas não tão estranhas como algumas das teorias que surgiram na internet nos anos seguintes desde que a filmagem viralizou.

Muitas das teorias não são tão exageradas. Por conta da enorme popularidade do vídeo, há diversas teorias, e mesmo algumas das mais inacreditáveis ​​podem ser possíveis e até mesmo prováveis. Aqui estão várias teorias e fatos sobre a morte misteriosa de Elisa Lam.

13. As cenas de gelar a espinha no elevador (Fato)

 ATENÇÃO: o vídeo acima é perturbador.

A filmagem divulgada pela polícia é vital para entender as últimas horas de Lam enquanto ela passava a última semana de sua vida no Cecil Hotel. No vídeo, Lam é vista agindo incrivelmente estranha em alguns de seus atos finais. Neste vídeo ela parece distraída, quase como se estivesse brincando de esconde-esconde com alguém (ou algo assim). Ninguém mais aparece no vídeo, no entanto, e as coisas ficam mais bizarras à medida que o vídeo avança.

Lam aperta os botões de elevador, ri, anda de forma estranha, faz gestos com as mãos e até parece conversar com alguma entidade invisível. Ela entra e sai do elevador muitas vezes, e finalmente sai na mesma direção pela qual entrou.

Esta filmagem foi a melhor pista para o que aconteceu com Lam em seus últimos dias. Ela viralizou após ser liberada em 2013 e sofreu uma intensa análise desde então. Muitas teorias surgiram e foram debatidas em comunidades online. Nenhuma revelou uma resposta conclusiva.

 

12. Lam sofria de transtorno bipolar (Fato)

A teoria mais popular em torno da morte de Lam é que ela foi causada, pelo menos em parte, por sua luta ao longo da vida com seu transtorno bipolar. Testes de toxicologia realizados como parte de sua autópsia revelaram alguns vestígios de metabólitos e medicamentos prescritos juntamente com drogas comuns como o ibuprofeno. A “teoria do episódio psicótico” parece adequar-se melhor às escassas evidências, e até mesmo foi fundida com outras teorias na tentativa de juntar uma narrativa da linha do tempo dela no hotel.

Muitos que viram as imagens do vídeo teorizaram que Lam pode ter sofrido algum tipo de crise mental. Na verdade, ela parece demonstrar comportamentos que indicam, no mínimo, um estado mental pouco frequente e incomum. Embora seja certamente possível que os comportamentos estranhos de Lam em seus últimos dias sejam o resultado de seu transtorno, a evidência também funciona contra esta teoria: Lam não teve episódios anteriores conhecidos de uma natureza remotamente similar e seus pais declararam publicamente que ela ” Não tinha história de tendências suicidas. Ela aparentemente já havia desaparecido brevemente, no entanto, dando crédito para essa teoria.

 

11A gravação do elevador pode ter sido alterada (Teoria)

O vídeo do elevador com dois minutos e meio liberado pela LAPD após o desaparecimento de Lam, sem dúvida, foi adulterado. A marcação de tempo do vídeo está obscurecida no canto inferior direito, e a boca de Lam às vezes está pixelada. Muitos perguntaram por que o departamento de polícia alterou o vídeo para o público, com alguns ainda exigindo o vídeo original e inalterado.

Alguns usuários propuseram teorias ainda mais acusadoras em relação a LAPD. Muitos afirmam que as evidências do vídeo foram abrandadas em algumas partes, com alguns acusando que minutos inteiros foram discretamente apagados e editados das filmagens. Alguns acreditam que o departamento de polícia e a equipe do hotel tenham removido a presença de outros hóspedes do hotel, que são presumidamente inocentes e parecem não ter relação com o caso. Ainda assim, a transparência da edição do vídeo levanta muito mais perguntas do que respostas.

 

10. Será que ela poderia ter sido assassinada? (Teoria)

Na investigação após a descoberta do corpo de Lam, uma questão ficou na cabeça da polícia e dos espectadores: como Lam poderia ter entrado no tanque de água que acabaria por se afogar? As portas e as escadas que conduzem ao telhado do hotel são normalmente mantidas trancadas, com apenas o pessoal de limpeza e segurança possuindo acesso as chaves e códigos. As portas também foram programadas para soar um alarme após a abertura, obscurecendo ainda mais essa teoria. Muitos têm teorizado que Lam pode ter ido pela saída de emergência, o que parece possível, embora sua motivação para fazê-lo seja obscura.

O vídeo retrata claramente Lam se escondendo de alguém na cabine do elevador. Ela aperta os botões, em um esforço para mover o elevador para escapar de alguma coisa. Lam poderia estar fugindo de alguém que a perseguia? Com relação a um possível estupro, um teste realizado como parte de sua autópsia, não revelou evidências de abuso ou trauma sexual. Novamente, algumas das evidências apoiam a ideia de que Lam foi perseguida por um potencial executor, mas as informações existentes são inconclusivas.

 

9. Os tanques de água apresentavam problemas (Fato)

Outros perguntavam como Lam poderia ter se arrastado para dentro dos tanques de água. Cada tanque estava coberto com uma tampa de plástico pesado que teria sido tremendamente difícil de fechar por dentro, embora fosse muito mais fácil do lado de fora. Os tanques tinham quase 5 metros de altura e eram colocados em blocos de concreto, exigindo que a equipe do hotel suba na escada para ver dentro dele. Um suspeito potencial do assassinato, ao que parece, teria uma facilidade maior substituindo a tampa do tanque do que a própria Lam.

O corpo de Lam foi encontrado flutuando no tanque quando os clientes do hotel se queixaram de um líquido escuro no chuveiro e na água do banheiro. Muitos clientes deixaram o hotel, expressando repugnância de que eles inconscientemente estavam bebendo água contaminada por um corpo em decomposição. Os bombeiros tiveram que cortar o tanque de 1000 litros para remover o corpo, já que a abertura existente era muito pequena para se adequar ao equipamento necessário. Como Lam poderia entrar no tanque sozinha sem que ninguém a ajudasse?

 

8. Ela estava viajando sozinha (Fato)

Como estudante da University of British Columbia, Lam tinha postado em seu blog que ela “recaíra” de alguma coisa e foi forçada a deixar muitas de suas aulas. Expressando-se preocupada com a forma como os cursos incompletos se referiam à transcrição da faculdade para potenciais escolas de pós-graduação, ela decidiu estudar por mais um semestre. No momento da morte, Lam não estava registrada como estudante; Em vez disso, ela estava embarcando no que ela chamou de “viagem da Costa Oeste”, uma excursão solitária pela costa da Califórnia.

Viajando pela Amtrak e ônibus de cruzeiros, Lam abriu caminho por San Francisco até Los Angeles. Uma das poucas pessoas que lembrou especificamente Lam em suas viagens foi um trabalhador de livrarias que relatou que Lam estava cheio de espírito e energia positiva ao comprar um novo livro. Ainda assim, poucas provas foram encontradas para rastrear as viagens de Lam.

 

7. A morte se assemelhava a um filme de crônicas do Cecil Hotel (Teoria)

Um filme de 2005 com Jennifer Connely e John C. Reily tem uma semelhança estranha e peculiar com as circunstâncias que cercam a morte de Lam. Em Dark Water, uma dupla de mãe e filha se muda para um prédio de apartamentos monótono.

O filme contém certos elementos do enredo que têm uma estranha semelhança com o caso de Lam. A sala em que vivem fica inundada de água escura, que no caso da vida real de Lam foi causada pela desintegração do corpo no tanque de água, que os hóspedes do hotel mais tarde se queixaram. No filme também uma garota morta é encontrada no último andar do tanque de água do hotel,e a menina que desapareceu um ano antes. Os relatórios daqueles que ficaram no Cecil Hotel da vida real ao redor desta época indicaram que houve inundações significativas no último andar ao passar do tempo depois do desaparecimento de Lam, embora estes tenham permanecido não confirmados.

 

6. Teria Lam sido estuprada? (Teoria)

O escritório forense da cidade, que realizou uma autópsia no corpo de Lam, não encontrou evidências de estupro ou agressão sexual no corpo de Lam depois de ter sido encontrada no tanque de água do hotel. O corpo de Lam foi encontrado parcialmente decomposto, com cor verde e com algum marmoreio evidente na pele da mulher. A autópsia liberada pela LAPD no rescaldo do corpo de Lam que está localizado não menciona nada sobre estupro ou algo sob as unhas, no entanto, permanecem questões sobre uma observação divulgada como parte do relatório: o sangue na área anal de Lam sugeriria abuso sexual?

A maioria dos examinadores qualificados atribuem o agrupamento do sangue a um efeito de inchaço natural que vem da submersão na água, mas outros ainda questionam essa logística. As roupas que Lam usava no vídeo do elevador também foram encontradas flutuando no tanque de água ao lado dela, cobertas com manchas de areia, juntamente com a chave do quarto e o relógio. Se Lam foi realmente assassinada, poderia haver um motivo sexual por trás de sua morte?

 

5. Seu blog continuou sendo atualizado após sua morte (Fato)

Lam manteve dois blogs durante sua vida: um, ela chamava de Ether Fields no Blogspot, e mais tarde, outro no popular Tumblr. Lam publicou histórias pessoais detalhando suas lutas ao longo da vida com a depressão, ansiedade e transtorno bipolar, e expressou suas dúvidas sobre seu próprio estilo de vida e escolhas de vida. Ela publicou sobre seus escritores literários favoritos, até mesmo copiando as citações favoritas de um blog para o outro.

O que é verdadeiramente assustador, no entanto, é que o blog continuou a ser atualizado mesmo depois da morte dela. Aparentemente, devido alguma função do Tumblr, que permite aos usuários fazer postagens que serão liberadas em um horário especificado no futuro ou que reciclarão postagens antigas, muitos especularam explicações alternativas para a presença online contínua. As postagens mais recentes e post-mortem podem estar relacionadas com a morte de Lam?

 

4. O Cecil Hotel tem um passado violento (Fato)

O hotel em que Lam morreu, onde a filmagem do elevador foi feita, tem um passado sombrio e misterioso que se estende muito além do simples desaparecimento de uma garota viajando. Com as centenas de hóspedes que chegam através das portas do lobby cada mês, os hotéis são obrigados a serem lugares de acidentes, erros e até crimes violentos. Mas o Cecil Hotel parece ser desproporcionalmente propenso a assassinatos e suicídios. Entre as reivindicações do Cecil Hotel para a fama, o status é a última parada de Elizabeth Short, vítima do assassinato de Black Dahlia. Short foi encontrada morta, com o corpo cortado na cintura, e o seu assassino nunca foi encontrado. Ele continua sendo um dos assassinatos não resolvidos mais famosos do condado de Los Angeles, gerando séries de TV e filmes.

Pelo menos 15 assassinatos e suicídios foram relatados no Cecil Hotel ou em sua área circundante desde a sua abertura em 1924. Mais recentemente, um homem de 28 anos foi encontrado em 2015 depois de ter aparentemente saltado do hotel em um ato de suicídio. De fato, o hotel certamente manteve uma reputação ao longo de sua história como o lugar de alguns atos de violência bastante estranhos e assustadores.

 

3. Lam estava tomando apenas remédios com prescrição médica? (Teoria)

A polícia afirmou publicamente, com base em um relatório de autópsia foi no corpo de Lam, que as únicas drogas em seu sistema no momento da morte eram medicamentos de prescrição para seu transtorno bipolar. As imagens do elevador, no entanto, se assemelham às ações de alguém sob a influência de algum tipo de estimulante ou substância que altera a mente.

Um especialista em linguagem corporal sugeriu que Lam poderia estar sob a influência de êxtase, com base nas imagens do elevador. Lam toca seu braço direito em sua cabeça e caminha com movimentos bruscos e não naturais. Ela esfrega os antebraços, olha para trás fortemente e parece se esconder no canto do elevador, com os olhos nivelados e imobilizados. Algum tipo de droga alucinógena permanece dentro do alcance lógico das razões por trás da morte de Lam, especialmente considerando o teste de toxicologia que o corpo de Lam foi submetido no processo de autópsia pode não ter testado todas as substâncias possíveis.

 

2. O elevador estava com problemas (Fato)

Nenhum dos investigadores e teóricos online conseguiu sustentar uma explicação sobre como e por que o elevador funciona mal nas imagens de vídeo misteriosas. Apesar de Lam pressionar uma variedade de botões, as portas do elevador não fecham regularmente e parecem estar operando de uma maneira que sugere algum tipo de influência externa. Embora Lam certamente poderia ter pressionado acidentalmente algum tipo de botão de “parada de emergência” que evitaria que o elevador se movesse, a aparente aleatoriedade frenética sugere que ela não tinha um destino claro em mente.

O mau funcionamento do elevador se encaixa em algumas outras teorias nesta lista, muitas das quais são aterrorizantes. Alguém poderia ter modificado o elevador para não se mover em um esforço para manter Lam no lugar como parte de uma prisão?

 

1. Pode ter havido um abafamento do caso pela LAPD? (Teoria)

Os cães da polícia procuraram a maior parte do hotel, embora carecessem de uma causa provável para procurar cada quarto em suas instalações. Eles até chegaram ao telhado do hotel, embora não tivessem razão para pesquisar a área dos tanques de água e, portanto, não encontram o corpo de Lam, que provavelmente já estava lá no momento da busca. Contudo, subsistem algumas questões quanto ao envolvimento da LAPD no caso. Os erros administrativos apenas nublaram o caso.

Qual foi o motivo por trás da edição de certos aspectos da filmagem, como não mostrar o horário e a boca de Lam, que às vezes está pixelada? Surpreendentemente, pouca informação foi divulgada pela polícia após acharem corpo, com alguns especulando que isso pode ter sido um esforço intencional e coordenado para enganar o público sobre a situação do desaparecimento de Lam. O que a LAPD tentou esconder do público? Mais uma vez, a misteriosa conduta da polícia nas semanas após a morte de Lam tem preocupado mesmo os mais confiantes dos espectadores.

Não importa qual teoria você acredita, boa sorte para provar isso. Por enquanto, a morte de Lam ainda é classificada como um acidente, e provavelmente continuará assim.

 

Fonte: MistériosDoMundo

Opine

comentários

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.