Revelando alguns segredos da Mona Lisa

 

Imagens em diversos comprimentos de onda revelaram segredos sobre a Mona Lisa, incluindo a prova de que Leonardo da Vinci deu a ela sobrancelhas.

As imagens são parte de uma exposição, “Segredos da Mona Lisa Revelados”, que apresenta uma pesquisa feita pelo engenheiro francês Pascal Cotte e foi exibida nos Estados Unidos no Centro Metreon em San Francisco, em 2007.

Cotte, fundador da Lumiere Technology, examinou a pintura com uma câmera multi-espectral de 240 megapixels que utiliza 13 comprimentos de onda de luz, desde o ultravioleta até o infravermelho. As imagens resultantes descascam séculos de verniz e outras alterações, lançando luz sobre como o artista trouxe a figura pintada à vida.

 

 

O rosto de Mona Lisa aparece ligeiramente mais largo e o sorriso e os olhos são diferentes”, disse Cotte. “O sorriso é mais acentuado, eu diria.

 

Mistérios de Mona Lisa

 

Uma imagem ampliada do olho esquerdo de Mona Lisa revela uma única pincelada na região da sobrancelha, disse Cotte.

Eu sou um engenheiro e cientista, então para mim tudo tem que ser lógico. Não era lógico que Mona Lisa não tivesse nenhuma sobrancelha ou cílios”, Cotte disse. “Era muito fina, mas tinha”.

Outro enigma era a posição do braço direito, que se encontra sobre sua barriga. Esta foi a primeira vez, Cotte disse, que um pintor colocou o braço e o pulso de um personagem em tal posição. Enquanto outros artistas nunca tenham entendido o raciocínio de Da Vinci, eles o copiaram, no entanto. Cotte descobriu um pigmento atrás do pulso direito, correspondente ao pigmento de uma “capa” pintada sobre o joelho. Isso explica a posição: o antebraço e o punho seguravam um lado de uma espécie de cobertor. A mão sobre a barriga parece ilógica, mas ao analisar o quadro no infravermelho, é possível notar que ela tem um pano na mão.

Ao analisar mais imagens em infravermelho, ele descobriu rascunhos de da Vinci, por trás de várias camadas de verniz e pintura. “Se você olhar para a mão esquerda, você vê a primeira posição do dedo que ele desenhou, e depois mudou de ideia”, afirma Cotte.

Outra coisa descoberta pelo engenheiro foi um laço em seu vestido e que o cobertor sobre os joelhos também cobre a barriga de Mona Lisa.

Além disso, Cotte descobriu uma modificação na posição do indicador esquerdo e no dedo do meio. O cotovelo foi reparado porque uma pedra foi jogada na pintura em 1956. Além disso, Cotte percebeu que um dedo da mão esquerda não estava concluído.

Na região da cabeça, onde é possível notar um véu, da Vinci pintou primeiramente a paisagem, e só então utilizou técnicas de transparência para pintar o véu.

Cotte notou também que uma mancha no canto do olho e no queixo da Mona Lisa foram causadas acidentalmente por verniz, derrubando a teoria de que ela estava doente quando a pintura foi feita.

 

Fonte: LiveScience

Opine

comentários

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.