Raio de Energia Estranho Parece Viajar a 5 Vezes a Velocidade da Luz

 

Um estranho raio de energia esta viajando quase cinco vezes mais rápido que a velocidade da luz,  conforme medido pelo Telescópio Espacial Hubble.

Este feito foi observado pela primeira vez em 1995 na galáxia M87, e tem sido visto em muitas outras galáxias desde então. E isso pode fazer você questionar toda a sua realidade. Nada pode quebrar o limite de velocidade cósmica, certo? Você não pode simplesmente ignorar as leis da física … você pode?

Se você quiser simplesmente aproveitar essa ilusão, pare de ler! Porque iremos revelar o motivo desse raio viajar tão rápido. Caso contrário, eu o vejo nos bastidores para ver como o truque funciona – e como é ajudar os astrônomos a entender o destino de galáxias inteiras.

Raios mais rápido do que a luz?

Sabemos sobre o jato de tiro ao plasma do núcleo de M87 desde 1918, quando o astrônomo Heber Curtis viu um raio de luz ligado à galáxia. Para ser visível de tão longe, teve que ser enorme – cerca de 6000 anos-luz.

 

A grande maioria das galaxias tem um buraco negro massivo em seu centro.

 

Como os agora conhecem os modernos astrônomos, praticamente todas as galáxias têm um buraco negro central que desenha curiosamente estrelas e nuvens de gás. Quando o gás começa a girar pelo dreno, ele se aquece e os campos magnéticos enfocam parte dele em jatos de plasma quente. Esses jatos disparam a velocidades próximas – mas não mais rápidas do que – a velocidade da luz.

Se você apontar um telescópio para o céu em direção a M87, você veria que esse raio de plasma parece torto. Em vez de apontar exatamente para a nossa linha de visão, está inclinado um pouco para a direita.

Para entender a ilusão, imagine uma única mancha brilhante de plasma começando na base desse caminho e emitindo um raio de luz, que viajam para a Terra.

 

 

Agora aguarde 10 anos. Nesse tempo, a mancha moveu-se para mais perto de nós, em uma fração considerável da velocidade da luz. Isso diminui a distância do raio em poucos anos-luz em direção a nós.

 

 

e você compara a primeira e a segunda imagens da perspectiva da Terra, parece que a mancha acabou de se mover pelo céu para a direita. No entanto, como a segunda posição também está mais perto de nós, sua luz viajou menos do que parece. Isso significa que ela aparenta ter chegado lá mais rápido do que realmente chegou – como se a mancha tivesse passado esses 10 anos viajando a uma velocidade ridiculamente rápida.

 

Entendendo o universo:

 

O jato de M87 é mais do que apenas uma curiosidade.

Em todo o universo, raios de energia disparados de buracos negros maciços podem parar ou iniciar a formação de estrelas. Mas não está claro como esses raios funcionam e quanta energia eles contêm.

Parecendo mover-se mais rapidamente do que a luz, eles mudam visivelmente em apenas alguns anos, o que é incomum para objetos distantes. Isso permite que os astrônomos façam estimativas precisas de quão rápido o plasma está se movendo e, portanto, quão poderoso é esse processo.

A galáxia M87 é especial porque está relativamente próxima de nós em comparação com outras galáxias, tornando-a mais fácil de estudar. Este último estudo, por exemplo, reuniu dados de mais de 20 anos de observação da M87.

Fonte: newscientist.com

Opine

comentários

Leia também

Posted by Paloma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.