Matéria Especial: As luzes de Phoenix

As luzes de Phoenix: 20 anos de um dos maiores mistérios não só da Ufologia, como do mundo. Você que acredita em extraterrestres provavelmente já conhece bem a história e sabe que é sempre bom relembrar esse fenômeno que até hoje não tem uma explicação cientifica.

 

 

As luzes de Phoenix foram um avistamento de objetos voadores não-identificados que ocorreram sobre a cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, na noite de quinta-feira, 13 de março de 1997, e acabou causando grande espanto na população, nas comunidades científica e militar, além de entre os ufólogos. Luzes de várias descrições foram vistas por milhares de pessoas entre as 19h30 e 22h30 (horário local) num espaço de 480 quilômetros em linha reta.

 

 

Há dois eventos distintos envolvendo o incidente: uma formação triangular de luzes fora vista passando sobre cidades do Arizona, e uma série de luzes estacionárias foi vista especificamente sobre Phoenix. A Força Aérea Americana identificou, ainda que não oficialmente, disse que as luzes triangulares eram um A-10 Warthog fazendo exercícios militares.

 

Testemunhas alegam ter visto um enorme Ovni de formato triangular, contendo cinco luzes brancas muito fortes. Fife Symington, governador do Arizona na época, foi uma destas testemunhas e disse, na época, que o que havia visto “com certeza não era deste mundo humano”. Depois de 1997, essas mesmas luzes de Phoenix reapareceram em 2007 e 2008, mas já agora os eventos não caíram na rede ufológica, mas sim militar.

 

Relatos iniciais

 

Por volta das 18h55, hora local, um homem relator haver visto um objeto voador em formato de um “V” sobrevoando a cidade de Henderson, no estado de Nevada. Ele disse que este Ovni tinha o tamanho de um Boeing 747, e fazia o som de um forno de micro-ondas em movimento, mas de maneira mais suave. O tal “V” tinha seis lâmpadas brancas muito fortes e acabou sendo relatado cruzando o céu num percurso de quase 500 quilômetros.

Um policial aposentado de Paulden, Arizona, é a próxima pessoa que relata o ocorrido. Ele estava dirigindo por uma estrada e viu o mesmo “V” passando quase silenciosamente sobre o céu, mas desta vez as luzes brancas estavam alaranjadas (talvez por causa da poeira suspensa no ar). Desta vez, atrás do “V” ainda havia cinco luzes alinhadas seguindo esta aeronave.

 

 

Mais tarde, por volta das 20h17, várias pessoas de Prescott Valley começaram a ligar para os serviços de emergência por terem visto a tal aeronave em formato de “V” cruzando o céu silenciosamente sem nenhuma aeronave da Força Aérea interceptá-la. Assim, o mesmo relato, no mesmo dia, em poucos minutos, já aparecia em dois estados diferentes com centenas de testemunhas bastante lúcidas.

A rede internacional de investigação ufológica, MUFON, recebeu o seguinte relatório vindo da área de Prescott Valley:

Enquanto a equipe estava fazendo fotografias do céu com suas estrelas, por ser uma noite limpa e clara, observamos cinco luzes numa formação de ‘V’ se movendo lentamente, do noroeste para o nordeste, até que se virou em direção ao sul e continuou sua viagem tranquila. A formação da aeronave parecia um ‘V’ prolongado com pernas pouco angulares. Durante esse voo podia se ouvir quase silenciosamente o barulho da aeronave, que parecia um vento calmo e nesta noite não havia sinal de vento”.

 

Mais tarde, a 16 quilômetros de Prescott Valley, em Dewey, sete pessoas ligaram para a emergência alegando terem observado um estranho objeto voador não-identificado parecido com um “V” passando silenciosamente sobre o céu.

 

Primeiros avistamentos em Phoenix

 

Tim Ley e sua esposa Boobbi, seu filho Hal e seu neto Damien primeiro observaram as luzes a uns cem quilômetros de onde eles estavam. Primeiro eram cinco luzes dispostas em uma linha levemente arqueada como se fosse um balão gigantesco. Logo depois repararam que as luzes começaram a se mover na direção deles. Em dez minutos as luzes já estavam sobre Phoenix e causaram grande espanto na população, que ligava em desespero para a polícia e os bombeiros. Como o governador do estado também havia visto os objetos, ele entrou em contato com o aeroporto de Phoenix, e os equipamentos não viam nada nos radares. Por volta das 20h45 os objetos voadores não-identificados já tinham desaparecido totalmente, deixando a população curiosa e as autoridades em desespero.

 

 

Meses sem respostas das autoridades

 

O canal de TV KPHO, uma afiliada da rede estadunidense CBS, noticiou que oficiais da Base Aérea de Luke, da Força Aérea do Estados Unidos, alegaram na época que as luzes misteriosas eram tochas de sinalização liberadas por exercícios militares.  Porém, demorou meses após o evento até eles darem esta explicação.  Além disso, os alegados exercícios militares foram registrados como ocorridos muitas horas após as testemunhas terem relatado as estranhas luzes no céu.

Drª Lynne Kitei

 

Após mais de 15 anos do incidente, a pesquisadora das Luzes de Fênix, a Drª Lynne Kitei, diz que recentemente recebeu documentos da Força Aérea dos EUA, datados de primeiro de maio de 1997, declarando que a Base Aérea Luke não esteve envolvida com as luzes sobre Fênix.

De qualquer forma, para quem presenciou, ou mesmo somente estudou os vídeos das Luzes de Fênix, fica muito claro a impossibilidade delas terem sido tochas de sinalização, como alegaram os militares horas após o ocorrido.

Não só as alegadas “tochas” teriam ficado suspensas no céu, ou se movendo horizontalmente em formação, como também centenas de pessoas, bem como o então governador do Arizona, Fife Symington, reportaram ter visto uma gigantesca nave em forma de “V” e que as luzes faziam parte da silhueta dessa nave.

Para quem não lembra sobre esse importante evento da ovniologia, veja abaixo um dos muitos vídeos publicados na Internet:

 

 

 

Fife Symington: “Eu menti, e toda autoridade governamental mentiu”

 

Fife Symington fez das luzes uma piada em pronunciamento pouco tempo depois do ocorrido, mas anos depois disse que não só acredita, como viu os OVNIs.

 

O então governador do Arizona, Fife Symington, disse para a CNN e para a Fox News ter ficado “aterrorizado” com seu avistamento de um OVNI, mas, como toda autoridade governamental, mentiu e encobriu a verdade.

Se tivesse que fazer isso de novo, eu provavelmente teria agido de forma diferente,” explicou Symington, durante uma entrevista com a jornalista investigadora Leslie Kean, para seu livro “UFOs: Generals, Pilots and Government Officials Go on the Record.

Symington, de 66 anos, agora é famoso nos círculos ovniológicos por ter comparecido com um painel de convidados, os quais discutiram suas experiências com OVNIs no programa Larry King Live em 9 de novembro de 2007.

Este ex-governador também apareceu como ‘testemunha das Luzes de Fênix’ em uma versão atualizada do documentário “Out of the Blue“, de 2009.

Você poderia imaginar o que aconteceria se eu tivesse dito alguma coisa, disse Symington para Kean.

 

Kean diz que a decisão de Symington de acobertar o grande aparecimento de OVNIs sobre a cidade de Fênix e todo o estado de Arizona em 13 de março de 1997, quando múltiplos objetos triangulares e em forma de V apareceram, é compreensível, pois ele seria considerado um “louco“, ou um “bufão“, tivera admitido o avistamento naquele dia.

Durante a entrevista com o The Daily Courier, na cidade de Prescott, Arizona, Symington disse:

 

Sou um piloto e conheço praticamente todas as máquinas que voam.  Isso era maior que qualquer coisa que eu já vi.  Este fato ainda permanece um grande mistério.  Outras pessoas também viram; pessoas responsáveis. Eu não sei porque as pessoas ridicularizariam isso.

 

Symington também disse ao jornal:

 

Ele era enorme e inexplicável. Quem saberia de onde ele veio?  Muitas pessoas o viram, e eu o vi também. Foi muito dramático. E não poderia ter sido tochas militares, porque era muito  simétrico. Ele tinha uma perfil simétrico, com uma forma constante.

 

Todavia, o governador ainda não é muito bem considerado nos círculos de estudos de OVNIs, por ter dito em 1997 que iria investigar a situação, mas logo ridicularizou a situação em uma conferência com a imprensa, fazendo com que um membro de sua equipe se vestisse de ET e o apresentando como culpado pelo aparecimento do OVNI.  Ele explica hoje que como autoridade oficial, tinha a responsabilidade de evitar o pânico da população e assim tentou introduzir um pouco de leveza na situação.

Embora Symington estava politicamente em risco por dizer que ele também viu o OVNI sobre seu estado, Kean aponta:

 

tal rotulação danosa não são só politicamente perigosas para pessoas como ele, mas também são aplicadas a muitas pessoas comuns que avistam o fenômeno.  Imbuídas de preconceito e medo irracional do desconhecido, estas atitudes tem sido enraizadas em nossa cultura por mais de 50 anos….

 

 

Veja uma reportagem do Ex-governador abaixo:

 

 

Aparecimentos em 2007 e em 2008…

Em 06 de fevereiro de 2007 houve outra aparição de estranhas luzes sobre Phoenix, em menor escala.

De acordo com o Centro de Aviação Civil dos Estados Unidos, as luzes seriam explicadas por exercícios militares de aviões do tipo F-16.

Também em 21 de abril de 2008, luzes novamente foram vistas sobre a cidade; desta vez, as luzes faziam a forma de um diamante no céu e desta vez não houve nenhuma manifestação governamental sobre o avistamento, mas alguns meteorologistas explicaram que, “estranhamente poderiam ser balões de hélio”.

 

Enfim, talvez nunca tenhamos uma confirmação sobre o caso. Mas também depois de tudo que já foi falado creio que nem seja preciso.

 

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Paloma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.