Misteriosos “Red Sprites” são fotografadas na França

 

Luzes misteriosas no céu são geralmente consideradas OVNIs, alienígenas, ou resultado de experimentos por governos ocultos e malevolentes.

Porém, um recente avistamento na Europa mostra que algumas vezes luzes estranhas no céu têm uma causa muito mais natural, mas mesmo assim misteriosa.

No mês passado, moradores do sul da Inglaterra e do norte da França presenciaram um espetáculo de luz psicodélica, quando os céus sobre o Canal da Mancha foram iluminados com rastros de luz vermelha brilhante, criadas por um dos fenômenos atmosféricos mais raros da Terra.

A fotógrafa Stephanie Vetter postou as imagens do raro fenômeno no Facebook, onde logo viralizou, como fotos de fenômenos estranhos sempre o fazem.

As imagens mostram listras de luz vermelha no céu noturno.

As fotos foram tiradas de Hohneck, um dos picos mais altos das Montanhas Vosges, em Lorraine, longe da costa da França. Acontece que as fotos mostram o que é conhecido como “red sprites” (espíritos vermelhos), um tipo de descarga elétrica que é raramente captado em câmeras.

Tais descargas tipicamente ocorrem por menos de um segundo.

Devido sua natureza altamente elusiva, os sprites não são muito compreendidos pelos meteorologistas. Diferente de raios convencionais, os sprites ocorrem acima das nuvens e são descargas frias, e não quentes. Os sprites têm mais em comum com a luz produzida por luzes fluorescentes, do que com relâmpagos tradicionais.

 

O grande número de fotos tiradas desta tormenta de sprites é sem precedentes.

Avistamentos similares de sprites são confundidos com OVNIs, e algumas pessoas até mesmo alegam que a explicação sobre os sprites é um acobertamento similar às alegações do já ‘manjado’ “gás do pântano”, que muitas vezes são utilizadas em casos clássicos de OVNIs.

Agora que os smartphones com câmeras se tornaram comum, é muito mais fácil de capturar fotos deste raro fenômeno, causando todos os tipos de conjecturas toda vez que uma rara descarga atmosférica é fotografada. Faz com que você imagine como as civilizações do futuro irão olhar para nós; é comum para nós zombarmos das crenças dos tempos antigos que já foram refutadas, mas que na época eram teorias de ponta.  Quem sabe que descobertas futuras poderão ser feitas sobre estes sprites e fenômenos misteriosos similares?

Fonte: mysteriousuniverse.org

Posted by Paloma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *