Cientistas criam “Buraco negro molecular”

A Linac Coherent Light Source (ou simplesmete LCLS) é o laser de raios-x mais poderosos do mundo, e é projetado para ajudar os cientistas a descobrir os segredos do mundo microscópico com mais detalhes. No passado, o instrumento foi usado para criar um tipo de mini-estrela no laboratório, e agora, com um novo experimento do mesmo gênero, foi criado um “buraco negro molecular” concentrando a intensidade total do feixe em um único átomo.

O LCLS pode tirar imagens de alta resolução de vírus, bactérias, proteínas e moléculas individuais. O sistema funciona por explosão de objetos com impulsos de raios X extremamente brilhantes que duraram apenas femtoseconds (cerca de um milhão de bilionésimos de segundo) que geram energia suficiente para cortar o aço. Estudar objetos microscópicos com o LCLS poderia melhorar nossa compreensão da física de partículas, desenvolvimento de medicamentos, fotossíntese, fusão nuclear e spintrônica.

O buraco negro molecular foi um subproduto inesperado de experimentos realizados por pesquisadores da Universidade Estadual do Kansas. A equipe usou espelhos para focar o feixe de raios-x em um ponto de 100 nm de largura (que é cerca de 100 vezes menor do que os alvos comuns do equipamento). O plano era testar a forma como os átomos pesados ​​reagem quando atingidos com raios X rígidos, carregando a maior energia possível que o LCLS pode produzir.

“A energia gerada pelo LCLS no ponto focado pelo aparelho é cerca de cem vezes mais intensa do que o que você obtém se você focasse toda a luz solar que atinge a superfície da Terra em uma miniatura”, diz Sebastien Boutet, co-autor do estudo.

Linac Coherent Light Source (LCLS)

Com essa quantidade imensa de energia aproveitada, a equipe visou os testes em 2 tipos de átomos: átomos de xênon, que contêm 54 elétrons cada, e átomos de iodo, que possuem 53 elétrons.
Era esperado que os elétrons das camadas mais internas em cada átomo fossem removidos para criar “átomos vazios”, antes que os elétrons das camadas externas caíssem em cascata para preencher as lacunas. Estes seriam apagados pelos próximos raios-x, deixando apenas os elétrons mais estreitamente ligados.

E foi exatamente o que aconteceu com os átomos de xênon, que foram isolados, mas não foi o caso do iodo.
Esses átomos eram parte de duas moléculas diferentes e maiores, então, quando perderam elétrons, eles se tornaram um tipo de buraco negro molecular, sugando mais dos átomos de carbono e hidrogênio adjacentes para preencher o vazio deixado para trás. Esses elétrons foram então ejetados também, antes que as raios X destruíssem completamente as moléculas.

Um átomo de iodo isolado seria esperado para perder 47 elétrons nessa situação, mas inclusive aqueles que absorveu de seus vizinhos, as menores de duas moléculas acabaram ejetando 54. Quanto ao maior, a equipe não conseguiu Descubra ainda.

Átomo de Iodo

“Nós pensamos que o efeito foi ainda mais importante na molécula maior do que no menor, mas ainda não sabemos quantificá-lo”, diz Artem Rudenko, pesquisador principal do estudo.

“Nós estimamos que mais de 60 elétrons foram expulsos, mas na verdade não sabemos onde ele parou, porque não conseguimos detectar todos os fragmentos que voaram quando a molécula se separou para ver quantos elétrons estavam faltando. As perguntas abertas que precisamos estudar “.

Embora os pesquisadores não esperem que os átomos sejam danificados tanto, os resultados ainda concordam com os modelos teóricos, o que leva a equipe a acreditar que o instrumento pode ser usado para estudar sistemas mais complexos.

“Isso tem benefícios importantes para os cientistas que desejam alcançar as imagens de moléculas biológicas de maior resolução para informar o desenvolvimento de melhores produtos farmacêuticos, por exemplo”, diz Mike Dunne, diretor do programa LCLS.

“Essas experiências também guiarão o desenvolvimento de um instrumento de próxima geração para o projeto de atualização LCLS-II, que proporcionará um grande salto na capacidade devido ao aumento da taxa de repetição de 120 pulsos por segundo para 1 milhão”. Completou o Diretor.

A pesquisa foi publicada na revista Nature.

Fonte: NewAtlas.com