Dois grandes asteróides, um hoje e outro dia 1º de junho, devem passar pela Terra

Os astrônomos que usam radar estão procurando e rastreando pelo asteróide 2017 CS, com sua passagem mais próxima da Terra dia 29 de maio. Outro asteróide – 418094 (2007 WV4) – será o próximo a passar mais rente ao planeta no dia 1 de junho. Embora o asteroide “2017 CS” passará a cerca de 8 distâncias lunares (8 vezes a distância média da Terra à lua) o asteróide no início desta semana já estava mostrando um brilho ou magnitude de 13,5, o que significa que é visível através de Telescópios de 8 polegadas e maiores.

Tradução, edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch

Dois grandes asteróides, um hoje, outro em 01 de junho, devem passar pela Terra com segurança

Por Eddie Irizarry – 27 de maio de 2017 – Fonte: http://earthsky.org/

Um par de grandes rochas espaciais, cada uma com um tamanho de cerca de um terço de uma milha (meio quilômetro), passará com segurança pela Terra, a primeira na segunda-feira, 29 de maio de 2017 e a segunda em 1º de junho. Embora ambos os asteróides passem em distâncias muito seguras, eles vão oferecer boas oportunidades para os astrônomos  estudar essas rochas espaciais usando radar.

Localização do asteróide 2017 CS no sábado, 27 de maio de 2017, às 22h CDT ( traduzir CDT para seu fuso horário ). O asteróide será localizado na área inferior da constelação Canes Venatici, muito perto de Coma Berenices. Ilustração por Eddie Irizarry usando Stellarium.

A boa notícia é que um dos asteróides já esta visível através de telescópios de médio porte, na medida em que a rocha espacial tem atravessado na frente das estrelas. Neste post, nós fornecemos gráficos para observadores aficionados para sábado à noite, 27 de maio. O Asteróide 2017 CS, que tem um tamanho estimado de cerca de 1.535 pés (468 metros) estará mais próximo do nosso planeta na segunda-feira, 29 de maio às 15:44 Tempo Universal (13:44 de Brasilia).

Embora o  asteroide “2017 CS” passará a cerca de 8 distâncias lunares (8 vezes a distância média da Terra à lua) o asteróide no início desta semana estava mostrando um brilho ou magnitude de 13,5, o que significa que é visível através de Telescópios de 8 polegadas e maiores. O asteroide, que está viajando pelo espaço a uma velocidade de 20.430 milhas por hora (32.879 km / h), aparecerá como uma “estrela” em movimento lento. Os observadores devem ser capazes de detectar o movimento da rocha espacial em relação às estrelas fixas após um Minuto ou dois de observações cuidadosas.

O asteróide 2017 CS foi observado pela primeira vez em 20 de janeiro de 2017 pelo telescópio Pan-STARRS 1 de 71 polegadas (1,8 metros) no Havaí, um dos instrumentos que escaneiam nossos céus em busca dessas rochas espaciais. Imagem via Instituto de Astronomia / Universidade do Havaí / Rob Ratkowski.

Em uma coincidência astronômica, outra rocha espacial nomeada  como asteroide 418094 (2007 WV4), também estará se aproximando da Terra durante os próximos dias a uma distância também equivalente a 8 vezes a distância Terra-lua. Asteroide 2007 WV4 estará mais próximo da Terra em 1 de junho de 2017 às 12:09 UT (10:09 Brasilia). Seu tamanho, em cerca de 1.608 pés (490 metros) também é semelhante às dimensões do asteroide 2017 CS.

No entanto, esses dois asteróides não estão relacionados e estão atualmente localizados em áreas muito diferentes do céu. De fato, enquanto o asteróide 2017 CS será visível através de telescópios amadores no céu noturno, o asteroide 2007 WV4, também conhecido como “418094”, está atualmente escondido no brilho da luz do dia porque está localizado perto de onde vemos o sol.

Assim, como os astrônomos estudarão o asteróide 2007 WV4 à luz do dia? Essa é uma das razões pelas quais o radar é uma ferramenta poderosa para a ciência. Muitas pessoas podem pensar que os cientistas só podem estudar estas rochas espaciais durante a noite. Mas é fascinante saber que, enquanto a órbita de um asteroide é bem conhecida, os astrônomos podem antecipar sua posição atual em nosso céu, mesmo durante o dia.

O Asteróide 2007 WV4 está localizado não muito longe da área onde o sol é visível em nosso céu durante o dia. Os astrônomos vão estudar a rocha espacial usando radiotelescópios, uma tecnologia que pode ser usada tanto durante a noite como durante o dia. Ilustração por Eddie Irizarry usando Stellarium.

Isto significa que, usando um software especializado, os astrônomos podem apontar uma antena de radio telescópio para as coordenadas celestes (quando a rocha já foi detectada) conhecidas do objeto (Ascensão Direta e Declinação) e estudar a rocha espacial mesmo se não estiver muito longe da posição do sol. Isso permite que os cientistas transmitam sinais de rádio que vão saltar sobre o asteroide, e como esses sinais são recebidos pelo radiotelescópio, os computadores podem produzir uma imagem de radar que irá mostrar a forma, o tamanho e a rotação da rocha espacial. Observações de radar são possíveis mesmo com céu nublado, de dia ou noite.

A NASA disse que o asteróide 2007 WV4 estará entre os mais fortes (conhecidos) objetivos de radar de asteróides do ano. O encontro de 2017 é o mais próximo deste asteroide, pelo menos nos últimos 400 anos. O asteroide 2007 WV4 retornará em junho de 2151 em 5.9 distâncias lunares. Os Asteroides 2017 CS e 2007 WV4 são ambos classificados como “Asteroides Potencialmente Perigosos” pelo Minor Planet Center.

Dr. Edgar Rivera-Valentin, cientista planetário no Observatório de Arecibo, disse ao EarthSky que ambos os asteróides serão analisados usando o Radar Goldstone na Califórnia, bem como do Observatório de Arecibo em Porto Rico.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.