1.000 imagens combinadas criam uma fantástica viagem a Júpiter

Antigamente, apenas agências espaciais e grandes observatórios rinham a capacidade de registar belas imagens e detectar objetos no espaço. Hoje em dia, qualquer pessoa que seja apaixonada pelo céu noturno, e que tenha algum dinheiro pra investir, poderá realizar suas próprias observações, e com um pouco de prática e muita paciência, suas próprias imagens e vídeos de planetas e outros objetos…

Astrônomos amadores estão cada vez mais ganhando espaço, seja na descoberta de cometas e asteroides, ou simplesmente no registro de planetas. No fim das contas, tudo isso ajuda os cientistas a entenderem melhor o nosso Sistema Solar, e até mesmo, o Universo em si.

Um vídeo que prova isso, chamado “A Journey to Jupiter” (Uma Jornada à Júpiter), foi montado a partir de imagens feitas por mais de 91 astrônomos amadores, e nos mostra a rotação, as nuvens.. enfim, toda a beleza do maior planeta do nosso Sistema Solar.

O vídeo criado por Peter Rosén (fotógrafo e artista digital sueco), é composto por mais de 1.000 imagens, todas feitas por astrônomos amadores espalhados pelo planeta. As fotos foram feitas em um intervalo de três meses e meio, entre 19 de dezembro de 2014 e 31 de março de 2015, porém, para se criar o vídeo, Peter Rosén e seus associados (Christoffer Svenske e Johan Warell) levaram mais de um ano. No fim da contas, o resultado é realmente impressionante!


Muito além da beleza

Para a maioria das pessoas, “A Journey to Jupiter” é um vídeo fantástico, pois mostra as belezas do gigante de gás do nosso Sistema Solar. Já para os astrônomos profissionais, o vídeo vai além disso, pois mostra os padrões climáticos de Júpiter, assim como a movimentação de suas nuvens equatoriais e polares, a evolução da Grande Mancha Vermelha e de outras tempestades. São 250 rotações, ou seja, 250 dias jupiterianos.

“Eu estou no mundo da Astronomia desde a adolescência, no início dos anos de 1970. Me apaixonei imediatamente pela astrofotografia, e mais especificamente, em fotografar os planetas”, disse Peter Rosén. Ele diz ainda que a astronomia é uma paixão pra vida toda, e que esse projeto já estava sendo idealizado há algum tempo. “…as fotografias mostram as mudanças de Júpiter, mas criar uma animação das nuvens de Júpiter e revelar sua dinâmica é empolgante.”

“A Journey to Jupiter” também foi uma contribuição para a missão Juno Pro-Amateur Collaboration Project, cujos esforços buscam conectar astrônomos amadores e profissionais a contribuir para a exploração espacial. Em 2016, o grupo se encontrou em Nice, na França, em um workshop dedicado a projetos e técnicas relacionadas a observações de Júpiter.

Um frame do filme “A Journey to Jupiter”. Créditos: Peter Rosén et al

O vídeo carrega um grande valor científico, e mostra por exemplo, a natureza turbulenta da atmosfera de Júpiter com detalhes grandiosos para um estudo. Segundo Ricardo Hueso Alonso, físico da Universidade de Basque Country e membro do Laboratório e Observatório Planetário Virtual, o mapa será utilizado para medir a velocidade dos ventos de Júpiter em diferentes latitudes.

Outro fato interessante é que esse vídeo não é o primeiro trabalho do tipo feito por Peter Rosén. Em 2013, Peter e seis amigos astrônomos amadores suecos, inspirados pelas imagens feitas pela sonda Voyager 1 durante seu encontro com Júpiter (que durou 28 dias, em 1979), recriaram um “novo encontro” com o gigante através de mais de 1 milhão de frames, feitos em 90 dias de observações com seus telescópios pessoais.

Voyager 3 from Peter Rosén on Vimeo.

As imagens foram combinadas e melhoradas através de softwares (como Winjupos, Photoshop CS6, Fantamorph, and StarryNightPro+), e em 2014, o vídeo “Voyager 3” (em homenagem a missão Voyager) foi publicado na internet. Ele simula o que seria um terceiro encontro de uma sonda Voyager com o maior planeta do Sistema Solar.

Hoje em dia, graças a disponibilidade de equipamentos sofisticados como telescópios, câmeras fotográficas e softwares de imageamento, astrônomos amadores ao redor do mundo podem contribuir significativamente para a ciência planetária, além de engajar todo o público a se interessar pelo assunto. Quando o assunto é Astronomia, podemos dizer que estamos vivendo uma era de ouro!

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.