Incríveis cidades escondidas debaixo da terra

Não podemos falar muito sobre a beleza das paisagens nos arredores dessas cidades, mas as grandezas de seus corredores e seus cômodos chocam e impressionam. Ao longo da história, cidades subterrâneas foram construídas como abrigos e refúgios de guerra ou espaços sagrados.

Várias dessas cidades eram completas, contando com espaços públicos como escolas e igrejas. Para se esconder de ataques e invasões inimigas, às vezes as pessoas precisavam passar dias e semanas escondidos sob o solo, com a necessidade de recursos e ambientes essenciais para a manutenção da vida em sociedade.

Conheça algumas das mais misteriosas cidades escondidas sob o solo ao redor do mundo.

1 – Derinkuyu

A paisagem da região da Capadócia, na Turquia, é repleta com várias cidades subterrâneas, mas nenhuma tão icônica quanto Derinkuyu. O complexo de labirintos data do século 8 AC e foi provavelmente construída para servir como refúgio durante períodos de guerra. Com isso em mente, desenvolveram uma cidade de 18 andares com corredores de ventilação, poços, cozinhas, salas de aula, banheiros, adegas e espaços comuns para cerca de 20 mil. Quando a região era ameaçada, a população ia para a cidade subterrânea, onde se escondiam por trás de portas de pedra. Apesar da longa história, a cidade não foi redescoberta na era moderna até a década de 60, quando um habitante da cidade encontrou corredores durante a reforma de sua casa.

2 – Naours

Localizada no norte da França, a cidade subterrânea de Naours inclui cerca de três quilômetros de túneis e mais de 300 salas construídas a 30 metros abaixo de uma floresta. A vila misteriosa ganhou proporções ainda maiores quando habitantes começaram a utilizar os túneis para esconderijos durante invasões na Idade Média. Em seu auge, a cidade recebia até 3 mil pessoas e contava com capelas, estábulos, poços d’água e padarias. As cavernas ficaram seladas por décadas até o século 19, quando foram abertas para visitas públicas.

3 – Minas de Sal Wieliczka

Também conhecida como Catedral Subterrânea de Sal, a mina Wieliczka na Polônia é um gigante complexo de salas, corredores e estátuas localizados nos arredores de Cracóvia. Por volta de 1.200, quando mineiros encontraram o local, galerias e túneis foram cavados durante a busca por ouro. Enquanto os corredores cresciam, outros cômodos e decorações foram acrescentados ao local, incluindo uma réplica detalhada da Última Ceia de Leonardo da Vinci. A mina parou de produzir sal em 2007, mas continua a funcionar como atração turística na Polônia.

4 – Lalibela

No século 12 DC, um rei devoto ordenou a construção de 11 igrejas cristãs de destaque na vila de Lalibela, na Etiópia. Todas essas igrejas foram talhadas em rochas vulcânicas abaixo da terra, recebendo a aparência de terem crescido diretamente do solo. A construção mais icônica do complexo é a Igreja de São Jorge, criada em forma de cruz a partir de uma pedra encontrada numa fossa a cerca de 30 metros de profundidade. A instalação foi então conectada ao resto do complexo por uma rede de passagens e cavernas subterrâneas. A lenda diz que a construção de toda a cidade demorou 24 anos, mas historiadores acreditam que ela foi completada em fases com o passar dos séculos.

5 – Cidade subterrânea de Pequim

Nas décadas de 60 e 70, durante a ameaça de conflitos nuclear, o governo chinês ordenou a construção de um abrigo nuclear gigante abaixo de Pequim. A construção é capaz de abrigar um milhão de pessoas por até quatro meses, com salas com proteção contra radiação e túneis que conectam áreas gigantes. Alguns corredores são tão largos que é possível que tanques passem por eles, enquanto outros cômodos podem abrigar escolas, hospitais e restaurantes para a população. No lugar existe até mesmo uma pista de patinação e um cinema com mil lugares.

6 – Petra

Famosa por sua aparição em Indiana Jones e a Última Cruzada, Petra é uma antiga cidade localizada sob montanhas na Jordânia. O lugar está desabitado desde a pré-história, mas alcançou seu pico por volta de dois mil anos atrás, quando os nabateus moldaram a área numa coleção de tumbas, salas de banquetes e templos. Petra pode ter sido a casa para até 20 mil pessoas, mas foi abandonada por volta do século 7 DC e permaneceu desconhecida para os europeus até por volta de 1800.

7 – Orvieto

A cidade italiana de Orvieto é conhecida por seus vinhos e arquitetura, mas seus maiores mistérios estão abaixo da terra. Começando com os etruscos, o laboratório subterrâneo foi criado para poços de água e cisternas, mas ao longo dos séculos ganhou mais que 1.200 túneis, grutas e galerias. Algumas câmaras ainda incluem vestígios de santuários dos etruscos ou cômodos medievais. Mais recentemente, durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas ainda algumas partes da cidade como abrigos anti-bomba.

8 – Burlington

Com a possibilidade de um conflito nuclear durante a Guerra Fria, membros do governo britânico poderiam fugir para um complexo subterrâneo localizado a cerca de 30 metros abaixo da vila de Corsham. O Bunker de Burlington, como ficou conhecido, foi construído na década de 50 a partir de uma série de túneis já existentes. A construção contava com salas de escritórios, cafeterias, cabines telefônicas, instalações médicas e acomodações para dormir, tudo feito para abrigar o primeiro-ministro britânico e cerca de 4 mil pessoas importantes durante alguma emergência. Existia até mesmo um estúdio da BBC que poderia ser utilizado no local, para transmissão de informações para o público.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.