E se a Terra tivesse anéis?

O nosso planeta tem a sorte de ter uma Lua em tamanho e distâncias que permite noites iluminadas e extremamente belas. Porém, como seria o espetáculo em nossos céus se a Terra também tivesse anéis em sua órbita, assim como Saturno?

Para começar a falar do assunto, devemos lembrar que a Terra já teve um anel, exatamente no processo de formação de nossa Lua. Quando a Terra foi atingida por um planeta viajante, uma grande quantidade de material rochoso foi liberado no espaço. A partir daí, um grande anel se formou ao nosso redor, até que esses dejetos espaciais formaram o nosso satélite.

Em 1848, o matemático francês Edouard Roche calculou que se um grande satélite chegasse muito próximo de um planeta, acabaria destruído pelas forças gravitacionais. Isso acontece porque a atração gravitacional entre uma lua e um planeta não acontece de forma igualitária e caso ela fique muito próxima, pode acabar sendo destruída. Todo planeta tem um limite de distância, que ganhou o nome de limite Roche.

Alguns astrônomos acreditam que os anéis de Saturno são formados por materiais que não formaram uma lua exatamente por estar dentro do limite Roche do planeta. A força gravitacional de Saturno evita que as partículas se juntem e formem um satélite, mantendo os anéis. Outra ideia popular entre cientistas sugere que quando Saturno se formou, tinha uma ou mais luas fora do limite Roche, mas a medida em que o planeta cresceu, o limite também cresceu e acabou destruindo essas luas. Uma outra teoria ainda sugere que a centenas de milhares de anos atrás – na época em que os dinossauros caminhavam pela Terra – Saturno podia não ter anéis. Nesse caso, eles teriam sido formados pela destruição de luas que acabaram se aproximando do planeta e alcançaram o limite Roche. Depois de milhões de anos, as partículas acabaram formando os anéis.

Qualquer um desses cenários poderia produzir anéis ao redor do nosso planetas, mas aqui isso não importa tanto assim, já que estamos trabalhando com uma mera suposição.

Caso o nosso planeta tivesse anéis como Saturno, seria simples imaginar como eles seriam visualizados em diferentes pontos da Terra. Na linha do Equador, por exemplo, os anéis estariam passando diretamente sobre nossas cabeças. Como eles estariam na mesma linha, tudo que seria visível seria uma linha reta no horizonte.

Viajando um pouco mais ao norte e visitando a Guatemala já seria possível visualizar os anéis no céu. Nessa situação, a iluminação das partes escuras da lua também seria mais forte, em razão do aumento da potência da luz solar refletida nos anéis.

Caso estivéssemos bem mais ao sul, na Polinésia, os anéis assumiriam uma forma bem diferente. Eles apareceriam com uma forma oval que teria a sombra da Terra. Ao longo de cada dia, seria possível ver a sombra se movendo ao longo do anel. Na imagem acima, a sombra está em seu potencial máximo.

Na altura dos Estados Unidos, os anéis ficariam bem próximos da linha do horizonte e teriam potencial para iluminar o céu durante todo o dia. A presença dos anéis seria marcante tanto ao longo do dia, como da noite.

Já no Circulo Ártico, os anéis quase não seriam vistos. Na imagem, temos a suposição de como eles seriam percebidos na cidade de Nome, no Alasca. O brilho é perceptível, mas eles aparecem apenas numa pequena fração do céu, bem próximos da linha do horizonte. Diferente do sol ou da lua, os anéis não se moveriam e seriam vistos no mesmo lugar independente da hora do dia ou da noite.

Essas são apenas algumas das paisagens que poderíamos perceber em nosso planeta caso tivéssemos anéis ao nosso redor. Porém, como percebemos nas explicações sobre o limite Roche, isso custaria a nossa lua.

E aí, gostou das imagens? Você acha que o nosso céu ficaria mais bonito com a presença de anéis?

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.