Desvendando a Deep Web – parte I

O post mais acessado aqui no Nerdices é sobre a Deep Web. Sei lá por qual razão, é um tema que atrai a curiosidade de milhares de visitantes.

Mas o que é a Deep Web? Você já ouviu falar dela?

Bom, não vou repetir aqui, então se você não sabe, peço que clique aqui e leia o post.

Estou iniciando hoje uma série de matérias que vão mais além do que apenas falar sobre a deep web. Iremos acessá-la, mostrar um pouco do que tem lá. Mais ainda. Iremos ensinar você a também fazer isso.

Nesta primeira parte desta série, iremos nos preparar para esta viagem às profundezas da internet. Está preparado?

Primeira coisa: recomendo que você use Linux. A razão principal é a segurança. Windows é um sistema muito vulnerável, e não quero que você tenha algum problema em seu computador e depois venha me culpar. Então, se você quer mesmo conhecer a deep web e acessá-la junto comigo, instale o Linux. Se você não tem experiência alguma, recomendo que instale o Ubuntu. É uma distribuição muito amigável, fácil de usar e mais fácil de instalar do que qualquer Windows. Te garanto isso! Pode baixar o Ubuntu clicando aqui.

Eu estarei navegando na deep web também usando o Ubuntu. Mas você pode usar o Windows, se realmente quiser. Apenas esteja alertado de que não é a melhor opção.

Segunda coisa a ser feita: instalar o Tor. O Tor é um software livre e uma rede aberta que ajuda você a se defender contra a vigilância, protegendo sua liberdade e privacidade, permitindo que você navegue anonimamente. A instalação do Tor é bastante simples, e existe suporte para diversas plataformas, incluindo Windows, Mac OS, Android e Linux.

O Tor pode ser baixado aqui.

Após baixar o Tor, descompacte-o e clique em start Tor browser

Vai abrir uma janela como essa:

E se tudo estiver ok, a mensagem de que ele está conectado. Pode demorar um pouco, então não desanime se você abrir e não conectar imediatamente.

Após isso, basta você abrir o Firefox, e ele já vai estar configurado para usar o Tor, abrindo em uma página que verifica seu IP e informa se você está conectado à rede do Tor:

Se você está usando o Linux, estamos prontos pra iniciar a viagem! Se você usa Windows, não deixe de configurar corretamente seu firewall e atualize seu antivírus.

Terminamos aqui essa primeira parte. Aguarde a segunda parte desta viagem às profundezas da internet! Ah, se você gostou desta primeira parte, não deixe de dar um clique em um dos banners de propaganda aqui do site, pra nos ajudar $ =D

Atualização:
Desvendando a Deep Web – parte II – submergindo!

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 9 Comments

  1. Olá! Você fala de se usar o Linux. Tudo bem, mas e se a pessoa quiser usar o Windows mesmo em uma máquina virtual dentro do próprio Windows ou o Linux em uma máquina virtual dentro do Windows? Veja bem…Poderia também instalar em dual boot, Windows e Linux na mesma máquina, mas acessando à partir do Linux conseguesse ver o Windows e toda a sua estrutura de pastas, já o oposto não é verdadeiro, então se por acaso alguém conseguir invadir durante um acesso à DeepWeb a máquina, teria acesso fácil ao Windows! Qual das opções seria a mais segura? Ah! Muito bons seus posts! Parabéns! Fica uma sugestão: fale sobre os sites de pesquisa sobre assuntos científicos, como revistas, jornais e estudos acadêmicos, afinal, o que não falta na Web visível são sites que tratam da parte dark da DeepWeb, agora os que tratam dos sites culturalmente úteis quase não se encontra!

    Falou!

    1. Pode usar, é menos seguro, mas pode usar. Atualize seu antivírus, ative o firewall se tiver, e precisa instalar o TOR. Sem ele, não tem como acessar.

  2. NÃO EXISTE SEGURANÇA NA DEEPWEB 😉
    O usuário pode ta cheio de segurança em todos os aspectos, se ele nao tiver bom-senso, ja era 🙂

  3. Cara, eu meaventurei com pacimonia na DW….
    Mas nao encontrei mta coisa…98% era links off line.
    Vc bem que poderia dar uma lista com sites bons por laa né????

    1. Leon, na sequência dos posts eu relaciono alguns links. Não muitos, é verdade. Vou fazer em breve um post com dicas de links 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.