Manuscrito copta relata que Pilatos ofereceu seu filho para ser crucificado no lugar de Jesus

Um antigo texto egípcio, recém-decifrado, traz dados até hoje desconhecidos sobre a crucificação de Jesus, o papel surpreendente de Pôncio Pilatos e os atos de Judas. Trata-se de um texto escrito em copta, em que destaca o fato de Pôncio Pilatos, responsável por autorizar a crucificação de Jesus, ter oferecido sacrificar seu próprio filho no lugar do Messias.

Além disso, o texto afirma que Judas teve que beijar Jesus para poder identificá-lo no momento da sua traição porque Cristo mudava de aparência quando queria; e que isso teria acontecido em uma terça à noite, em vez de uma quinta, conforme está na linha do Tempo Pascal.

Os fatos relatados no antigo texto egípcio não significam que eles tenham realmente ocorrido, esclarece o especialista Roelof van den Broek, da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos. Vale ressaltar, porém, que na época dos fatos, muita gente acreditava na história.

Jesus abençoou Pilatos

De qualquer modo, as revelações são absolutamente surpreendentes, sobretudo as referentes a Pilatos, que ofereceu seu filho para salvar Jesus: “Pilatos preparou uma mesa e comia com Jesus. Jesus abençoou Pilatos e toda a sua casa”, diz o texto.

Depois, Pilatos disse a Jesus: “Pois bem, eis aqui, a noite chegou, levanta-te e retira-te, e quando chegar a manhã e me acusarem por ti, lhes darei o único filho que tenho para que possam matá-lo em teu lugar”.

Então, Jesus o consola: “Oh, Pilatos, demonstraste ser merecedor de uma grande graça, já que demonstraste uma boa disposição para mim”. Vale destacar que, para coptas e para a igreja etíope, Pilatos é um santo.

Fonte: supercurioso.com

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 4 Comments

  1. A parte de pilatos é difícil de acontecer, mas a parte de Judas é intrigante. Jesus sendo uma pessoa do povo, conhecida, os guardas com certeza saberiam quem era Jesus, só precisavam de sua localização. Mas Judas além de mostrar a localização, o beijou para mostrar aos soldados quem era Jesus. A parte que ele mudava de aparência pode ter essa explicação, portanto, o manuscrito pode ser verdadeiro.

  2. Ao que tudo indica, tanto Judas como Pilatos, tiveram que representar um papel predefinido, a despeito do que era sua vontade própria. Ainda que, à população, representem aspectos negativos dentro de cada um de nós.É necessário , então, distinguir o ator de seu personagem e identificar o personagem dentro de nós mesmos, para que não cometamos os crimes que a Judas e a Pilatos imputamos.

  3. Mesmo que seja verdade mais nós Dias de hoje sé cada um de nos pará um pouco para refletir sobre nós mesmos quantas vezes agente não fazemos muito mais pior do que Judá e pilato… cada um dentro de si mesmo refeita…

  4. Autobiografia é de um homem, mas a crucificação foi a de Jesus o único Salvador. Nenhum homem poderia assumir este lugar se, não, o filho de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.