Estados Unidos lançam sua maior bomba não-nuclear no Afeganistão

O Pentágono confirmou que a bomba GBU-43 apelidada de “a Mãe de Todas as Bombas” foi lançada na província de Nangarhar através de um jato MC-130, de acordo com o porta-voz do Pentágono, Adam Stump. O bombardeio alvejou cavernas dos jihadistas e foi operado pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea americana.

A maciça bomba Ordnance Air Blast GBU-43, conhecido como MOAB, foi lançado nesta quinta-feira às 19:00, hora local segundo fontes. A MOAB é conhecida como “a mãe de todas as bombas”, a mais poderosa bomba não – nuclear que os EUA tem desde 2003: É uma bomba de 10 toneladas, a maior existente convencional. Foi usado nesta região no leste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão. A alguns dias atrás, houve uma batalha entre forças dos EUA e terroristas do ISIS nesta área.

“As forças dos EUA no Afeganistão realizaram um ataque em um complexo de túnel ISIS-K no distrito de Achin, província de Nangarhar, no Afeganistão, como parte dos esforços em curso para derrotar o ISIS (Daesh) no Afeganistão em 2017”, informou o Comando Central dos EUA (CENTCOM) em comunicado à imprensa. “O ataque usou uma bomba GBU-43 lançada de uma aeronave dos EUA”.

O comunicado acrescentou que que o CENTCOM planejou o ataque de modo a oferecer risco mínimo para forças afegãs e dos EUA que estão atualmente na área. O CENTCOM assegurou que os Estados Unidos tomaram todas as medidas necessárias para evitar vítimas civis durante esta operação.

A explosão aérea GBU-43 / B Massive Ordnance é uma bomba não nuclear convencional de grande rendimento, considerada a mais poderosa arma não nuclear já desenvolvida no momento da sua criação. Esta foi a primeira vez que a bomba foi usada em uma ação de combate. Ela está em serviço desde 2003 e foi desenvolvida para a Guerra do Iraque.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.