Os homens podem amamentar?

A evolução do corpo humano deixou componentes que poderiam ser considerados inúteis (como os dentes do siso, os músculos ligados aos nossos ouvidos ou os mamilos masculinos). No entanto, quanto a esses últimos, ao que tudo indica, eles podem estar aí simplesmente para cumprir uma função de emergência: amamentar.

Por mais estranho que pareça, há casos documentados de homens que foram capazes de produzir leite. O primeiro registrado data de 1896, no compêndio Anomalies and Curiosities of Medicine, no qual, George Gould e Walter Pyle relataram o caso de um missionário sul-americano que amamentou seus filhos porque sua mulher estava doente. Em 2002, conheceu-se o caso de um homem do Sri Lanka de 38 anos que havia alimentado suas duas filhas após a morte de sua esposa. Outros casos documentados correspondem a sobreviventes dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial, que, depois de terem passado fome por vários meses, começaram a lactar quando receberam alimentos adequados às suas necessidades.

A antropóloga Dana Raphael realizou um estudo nos anos 70 no qual afirma que os homens poderiam induzir a lactação apenas ao estimular seus mamilos. O endocrinologista Robert Greenblatt, do Medical College of Georgia, defendeu o estudo acrescentando que, para isso, era necessário um pico do hormônio prolactina, necessário para a produção de leite. Esse hormônio é encontrado em uma proporção quase duas vezes maior nas mulheres não grávidas que em homens e pode chegar a ser dez vezes maior após o parto.

Uma possível explicação para a lactação masculina, dada pelos especialistas, baseia-se no fato de que a prolactina é metabolizada pelo fígado, o qual ajuda a regular sua concentração no corpo. Se o fígado não funciona corretamente, níveis anormalmente elevados desse hormônio podem se acumular. No caso dos prisioneiros de guerra, os especialistas acreditam que a privação e o estresse teriam interferido no fígado e em certas atividades hormonais. Uma vez libertados, o fígado demorou mais tempo para se recuperar que as glândulas produtoras de hormônios, gerando concentração de prolactina.

Fonte: Gizmodo imagem: Shutterstock

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.