Cientistas descobrem bactéria que pode prolongar a vida até os 120 anos

Uma equipe de pesquisadores, formada por especialistas da Universidade Nacional de Rosário e do CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas), na Argentina, provaram que a bactéria Bacillus subtilis previne doenças e retarda o envelhecimento.

O estudo revelou que essa bactéria probiótica não só afeta positivamente o sistema imunológico como também age diretamente sobre a longevidade. Embora seus efeitos fossem conhecidos, somente agora  eles puderam ser pesquisados nos vermes nematódeos Caenorhabditis elegans, organismos que possuem as mesmas enzimas regulatórias dos seres humanos.

Roberto Grau, responsável pela pesquisa, explicou que essa bactéria, além de prolongar a vida do nematódeo, também mantém sua vitalidade. “Isso, em seres humanos, significaria uma vida para além dos 120 anos com a vitalidade de uma pessoa de 50”,  afirmou.

Diferentemente de outras bactérias, esse probiótico não necessita de refrigeração para manter seus efeitos positivos. “Além disso, tem a particularidade de gerar um tipo de célula altamente resistente chamada esporo que, depois de consumida, germina e dá origem a bactérias probióticas ativas, as quais produzem efeitos benéficos”, acrescentou o especialista.

Fonte: Todo Ciencia imagem: Roberto Grau

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.