14 anos sem novidades da Pioneer 10, a sonda que levava uma mensagem a alienígenas

Lançada em 1972, a Pioneer 10 foi a primeira invenção humana que conseguiu atravessar com sucesso o cinturão de asteroides e chegar até Júpiter, objetivo principal de sua missão.

Em meados de 1983, ela estabeleceu um novo marco ao ser a primeira sonda de fabricação humana capaz de atravessar a órbita de Netuno, considerado o planeta mais distante do Sol. No entanto, desde 2003, quando um fraco sinal foi enviado à Terra, não foi possível mais contatar a sonda, que permanece desaparecida e viaja em direção à estrela Aldebarã, na constelação Taurus, onde deverá chegar dentro de 1,6 milhão de anos.

A Pioneer 10 não representa somente um elemento de estudo do espaço profundo, mas também uma espécie de mensagem na garrafa interestelar: ela possui uma placa de alumínio anodizado em ouro e com uma mensagem inscrita destinada a qualquer civilização extraterrestre que consiga interceptá-la. A informação é sobre a espécie humana e o local de onde vem a sonda, ou seja, o planeta Terra.

A placa foi projetada pelo astrônomo e divulgador científico norte-americano Carl Sagan, em colaboração com o astrônomo Frank Drake, que estavam cientes da possibilidade de contatar alguma raça alienígena. A teoria que afirma que a vida na Terra teria sido semeada por alienígenas ancestrais é um marco de referência para a mensagem carregada pela emblemática Pioneer 10, agora desaparecida no espaço interestelar.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Thais Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.