Este homem tirou uma foto de sua vida todos os dias até que seu coração parou

Existe um famoso ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras, e no caso da vida de Jamie Livingston, isso pode ser verdade. Antes de morrer, em 1997, o fotógrafo decidiu registrar todos os dias de sua vida por meio de imagens, tendo produzido uma série que pode contar uma emocionante de história de sua vida, mesmo sem utilizar palavras.

O acervo está todo disponível online, no site Photo of the Day, que tem uma fotografia por dia de 31 de março de 1979 até 25 de outubro de 97. São quase 20 anos de registros diários feitos por Jamie Livingston. Na verdade, existem poucos dias sem imagem nenhuma, em que é possível ver apenas o registro de uma data. Segundo os responsáveis pela manutenção da página, isso acontece em raros dias em que não houve foto ou elas foram perdidas depois de anos.

31 de março de 1979: A primeira foto do projeto

Quem navega pela coleção de imagens pode sentir uma mistura de sensações enquanto passeia por 18 anos de eventos comuns que fizeram parte da vida do americano. Existem registros de atividades normais como jantar com os amigos ou coisas mais fora da rotina, como visitas a eventos especiais. Em algumas imagens, é possível ver muita gente presente, enquanto em outra, por exemplo Jamie está acompanhado de uma cabra amigável.

Além de retratar a vida simples e divertida de Jamie, as imagens podem oferecer uma verdadeira viagem história aos anos 80 e 90. É possível revisitar modas, estilos, roupas e penteados comuns da época que hoje já fazem parte do passado. Além disso, é possível ver até mesmo paisagens que já desapareceram de nosso mundo, como as Torres Gêmeas de Nova York, por exemplo.

Nas imagens de 1997, é possível ver que a vida do rapaz toma uma virada drástica. As fotos começam a apresentar cenários de hospitais e uma longa cicatriz no rosto do rapaz. Fica evidente que ele está doente e passando por um grave problema de saúde. Em algumas imagens, ele volta para casa e aparenta ter uma melhora de saúde, mas a série acaba com fotos dele numa cama de hospital. Jamie estava morto.

Confira algumas das imagens da vida de Jamie. A coleção completa pode ser vista no site Photo of the Day.

27 de maio de 1979: Jamie se formou na Bard College

31 de março de 1980: Metrô de Nova York

13 de junho de 1981: Jamie trabalhando como palhaço num circo

18 de julho de 1982: Viagem de férias para a Europa

21 de janeiro de 1983: Jamie trabalhando com edição de vídeo da MTV

3 de abril de 1984: Até aqui, Jamie já tinha mais de 1.500 fotos

27 de junho de 1985: Uma bela manhã

9 de agosto de 1986: Tempo com os amigos

30 de março de 1988: Todas as fotos da coleção colocar no chão

9 de abril de 1991: Ingressos para um jogo de beisebol

7 de fevereiro de 1997: Edição especial de Star Wars no cinema

2 de maio de 1997: A saúde de Jamie começa a deteriorar quando ele é diagnosticado com câncer

4 de maio de 1997: Jamie sobrevive à cirurgia

20 de agosto de 1997: Amigos visitavam Jamie no hospital todos os dias

5 de outubro de 1997: Ele decide pedir a namorada em casamento

7 de outubro de 1997: Jamie e a namorada se casam

25 de outubro de 1997: A última foto de Jamie. Ele morreu no dia de seu aniversário de 41 anos.

Quem decidir olhar a coleção inteira, pode se deparar com mais de 13 mil imagens que contam uma história emocionante, com um fim trágico, mas uma jornada que valoriza momentos singulares e a simplicidade de pequenos momentos da vida.

No site em que as fotos estão apresentadas, também é possível ver comentários de pessoas em vários dias, mesmo que os comentaristas nunca tenham conhecido o fotógrafo. São pessoas que se emocionam com as imagens ou se identificam com os registros por consideraram a data importante em suas vidas.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Thais Alves

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.