NASA encontra nave que estava perdida há 8 anos

Além do satélite indiano Chandrayaan-1, que desapareceu em 2009, os cientistas acharam também um outro aparelho, o LRO

Quase uma década depois, a NASA encontrou a primeira nave lunar indiana não tripulada, que desapareceu em 2009. Além do referido aparelho, os cientistas encontraram também a nave LRO, da qual também haviam perdido o rasto.

O satélite indiano, Chandrayaan-1 e a LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) foram encontradas usando um radar, anunciou a NASA, visto não ser possível utilizar um telescópio para o efeito devido ao brilho da lua.

“Conseguimos detetar a LRO e a indiana Chandrayaan-1, uma nave em órbita lunar, com um radar”, disse Marina Brozovic, um cientista da NASA, de acordo com a CNN.

Acrescenta que encontrar a LRO foi “relativamente fácil”, por se saber a “órbita precisa” da nave. Já o aparelho indiano representou um desafio, visto que o último contacto datava de 2009.

A Chandrayaan-1 é muito pequena, basicamente metade do tamanho de um carro tipo Smart, o que fez com que a sua localização se tornasse ainda mais complicada de descobrir.

De acordo com o India Today, a agência espacial indiana refere que o “satélite fez mais de 3400 órbitas à volta da lua e a missão foi dada como concluída quando as comunicações com a nave foram perdidas a 29 de agosto de 2009”.

Objetos deste tipo são difíceis de encontrar devido a regiões da lua com um grande campo gravitacional e que podem mudar de forma drástica a rota de uma nave.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Thais Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.